Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Residência do "tribunal do crime" do Bonde dos 40 é alvo da Polícia na zona Sul

Mais de 50 mandados estão sendo cumpridos nas vilas Costa Rica, Jerusalém e Vila da Paz, região do bairro Três Andares; ações fazem parte da Operação Draco 100.

19/03/2024 às 07h44

A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou nesta terça-feira (19) a segunda fase da Operação Draco 100. A ação de hoje tem como objetivo dar cumprimento à 54 medidas cautelares de prisões, buscas e apreensões em desfavor de membros de facções criminosas na região do bairro Três Andares (Vila da Paz, Vila Jerusalém e Vila Costa Rica), na zona sul de Teresina. Um dos alvos da Polícia foi uma residência onde funcionava o “QG do tribunal do crime” da facção Bonde dos 40, na Vila Jerusalém.

Residência onde funcionava tribunal do crime do Bonde dos 40 é alvo da Polícia em Teresina - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Residência onde funcionava tribunal do crime do Bonde dos 40 é alvo da Polícia em Teresina

O delegado Charles Pessoa afirmou que a operação é uma continuidade de ações policiais anteriores na região. “Nosso foco hoje aqui é a região dos Três Andares,:as vilas Costa Rica, Vila da Paz e Jerusalém. É importante a gente ressaltar que essa operação de hoje é fruto de operações anteriores. Deflagramos uma importante operação, Terra Santa 1, ainda em junho de 2023, dezembro nós estamos com outra operação, Terra Santa 2 aqui nessa região e hoje nós estamos realmente solidificando, concretizando essas ações policiais aqui nessa região do Grande Três Andares”, disse. 

Essa residência aqui que foi alvo da nossa equipe, funcionava um QG, um local realmente do Tribunal do Crime. No ano passado aconteceu uma execução aí dentro da própria residência, indivíduos dessa célula do Tribunal do Crime executaram outro membro aí e desovaram lá na região da Estrada da Alegria. Esses criminosos já foram presos no contexto de operações anteriores e também com integração com o próprio DHPP

Delegado Charles PessoaCoord. do Draco
Delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco

Agora, o Draco deve fazer a remoção das pichações continuarão com esse processo de monitoramento das ações criminosas na região. A segunda fase da Operação Draco 100 é decorrente da continuidade das investigações relativas às Operações Terra Santa I e Terra Santa II, deflagradas respectivamente, nos meses de junho/2023 e dezembro de 2023. A operação cumpriu ainda um mandado de prisão na cidade de Luziânia/GO.

Draco 100 na Vila Jerusalém, em Teresina. - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Draco 100 na Vila Jerusalém, em Teresina.

Primeira fase da Operação Draco 100 foi deflagrada nas zonas sul e sudeste

A Polícia Civil desarticulou uma outra célula dotribunal do crime que agia nas zonas Sul e Sudeste de Teresina durante a Operação DRACO 100, que foi deflagrada na última segunda-feira (18). Ao todo, 13 pessoas foram presas. Dentre elas, há integrantes do tribunal do crime que agia a serviço de uma facção criminosa.

A polícia cumpriu 25 mandados judiciais entre ordens de prisão e de busca e apreensão. Os integrantes do tribunal do crime foram presos na Vila Ferroviária e nos Residenciais Washington Feitosa, Monte Horebe e Firmino Filho.

________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.