Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Salários de servidores e técnicos em Teresina terão aumento de 93%

Foi sancionada nesta sexta-feira (1º), o plano de cargos, carreiras e salários dos auxiliares e técnicos administrativos da capital

01/03/2024 às 17h03

Foi sancionada na tarde desta sexta-feira (1º), o projeto de lei do plano de cargos, carreiras e salários dos auxiliares e técnicos administrativos de Teresina. Os servidores terão um aumento salarial de 93%, saindo de R$ 850 para R$ 1.700. O novo salário entra em vigor no dia 1º de maio e beneficia cerca de 1.150 servidores.

Salários de servidores e técnicos em Teresina terão aumento de 93% - (Divulgação/PMT) Divulgação/PMT
Salários de servidores e técnicos em Teresina terão aumento de 93%

Segundo o prefeito de Teresina, Dr. pessoa, a nova lei é uma forma de valorizar esses servidores e reconhecer o trabalho dos auxiliares e técnicos administrativos. “Há anos esses servidores estão com salários defasados, até desrespeitados, e hoje estamos reajustando em 93%. É um reconhecimento mais do que merecido, estou feliz com o dia de hoje”, destacou.

A proposta foi apresentada pelo representante da comissão formada pelos servidores, Henrique da Saúde, ao vereador Renato Berger. Segundo Henrique, que trabalha há 36 anos como servidor público, foi Berger quem intermediou o diálogo com o prefeito para que a lei que aprimora o plano de cargos e salários dos técnicos administrativos fosse sancionada.

"O dia de hoje é realmente significativo. Acredito que será lembrado por toda a nossa vida. Hoje, todos nós merecemos parabéns, pois isso não só melhora a qualidade de vida dos servidores, mas também de suas famílias", disse o servidor. 

Outro servidor que esteve presente em diálogos para que a  essa lei fosse sancionada foi o técnico administrativo Anselmo Pinheiro. “Nós estamos há décadas sofrendo o descaso das gestões anteriores com o nosso vencimento com o servidor público”, apontou. 

O que faz um auxiliar e técnico administrativo?

Os auxiliares e técnicos administrativos municipais são essenciais para o funcionamento eficaz da administração pública local. Eles realizam uma ampla gama de tarefas de suporte em diferentes áreas, incluindo atendimento ao público, suporte administrativo, contabilidade básica e organização de documentos.

Suas responsabilidades englobam desde o recebimento e encaminhamento de correspondências até a participação em processos de compras e aquisições. Além disso, colaboram na elaboração de relatórios, na atualização de registros e no fornecimento de informações básicas aos cidadãos.