Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sem patrocínio, “Van Damme do Piauí” deixa de disputar competição em SP: “seriam duas medalhas garantidas”

José Vieira, lutador de queda de braço e presidente da federação que cuida dessa modalidade aqui no Piauí, sofre há anos com a falta de apoio financeiro para disputar competições.

23/05/2023 às 08h42

28/09/2023 às 17h48

É no espaço da oficina onde trabalha que José Vieira, conhecido como “Van Damme”, treina. Os equipamentos de musculação dividem espaço com as peças para portas automotivas. Os inúmeros troféus e medalhas ficam lado a lado com o material de trabalho dele. E todo tempo livre que ele consegue - entre um conserto e outro – se torna um momento propício para um treino – ele treina seis vezes por semana. Mas mesmo com a estrutura inadequada para treinar, nada se compara a não ter patrocínio para viajar e competir fora do Estado.

José Vieira, o Assis Fernandes / O DIA
José Vieira, o "Van Damme do Piauí".

Foi o que aconteceu no último fim de semana. Van Damme disputaria um torneio de luta de braço no interior de São Paulo. Mas não foi porque não conseguiu apoio para a viagem. “Infelizmente o nosso Estado, ele aplaude, mas não apoia. Rapaz você é campeão, bacana! Mas não tira um centavo do bolso dele ajudar. E assim são vários atletas que poderiam estar hoje se destacando certo? Mas infelizmente as autoridades não estão nem aí”, lamenta.

“Poxa, que humilhação! Eu sou atleta de nível internacional, faço parte da Seleção Brasileira, tem um mundial agora e eu não vou porque eles não têm dinheiro? Mas aí quando é no Carnaval, criam uma escolinha de carnaval no meio de rua, ganhando R$ 32 mil da Prefeitura”, questiona o atleta.

O atleta disputaria uma competição em São Paulo. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
O atleta disputaria uma competição em São Paulo.

José Vieira lembra que já trouxe inúmeros títulos para o Piauí e nem isso o fez ter apoio financeiro de setores públicos ou privados. “Nessa competição, se eu fosse seria duas medalhas garantidas para o Piauí. Quero que você veja meus treinos aqui, como é pesado. Sou uma pessoa de 62 anos, que só pesa 69kg. No Brasil, ninguém treina como eu treino”, disse, afirmando se sentir desvalorizado pelos representantes do esporte local, e só contando com o apoio de alguns veículos de comunicação que divulgam seus apelos por ajudas financeiras.

Van Damme treina seis vezes por semana. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Van Damme treina seis vezes por semana.

Van Damme vive em uma eterna luta por apoio. Porém, as únicas lutas que ele gostaria de disputar é sobre uma mesa de luta de braço. Por isso, ele já deixou de lado a frustração em não disputar o torneio e já está de olho em outras competições da modalidade. “Vai ter ainda umas três competições, como o outro Brasileiro, em São Paulo, tudo em João. E vai ter o Norte-Nordeste, com datas a serem definidas. E de agora já estamos nos preparando”.

Se você quiser contribuir financeiramente com o atleta braço de ferro do Piauí, o telefone de contato de Van Damme é o (86) 9.9438-3543.

Além de mecânico e atleta de luta de braço, José Vieira também é pastor evangélico. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Além de mecânico e atleta de luta de braço, José Vieira também é pastor evangélico.
Mais sobre: