A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um alerta na manhã desta quarta-feira (21) para grande volume de chuva nas próximas 24 horas e 48 horas em Teresina. O alerta veio do Centro de Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil e aponta também volumes significativos de precipitação na mesorregião Sudeste do Piauí nas próximas 48 horas. O órgão pediu atenção redobrada da população das áreas afetadas em relação ás orientações de segurança, sobretudo nos pontos de alagamento.
O alerta da Semarh acompanha o aviso emitido também nesta manhã pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Trata-se de alerta laranja para perigo potencial de tempestade para todos os 224 municípios do Piauí. O alerta de hoje é renovação do que foi divulgado ontem (20) e apontava perigo de temporal em grande parte do Estado.
Conforme este alerta de hoje, o Piauí deve registrar volume de chuva na casa dos 30 a 60 mm/h ou na casa dos 50 a 100 mm/dia. Há ainda risco de ocorrer ventos intensos de 60 a 100 Km/h, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Confira abaixo algumas orientações para se proteger durante a chuva:
- Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a outdoors.
- Se possível, desligue todos os aparelhos elétricos da tomada e o quadro geral de energia
- Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Piauí já tem registrado volumes consideráveis de chuva nos últimos dias
Conforme a medição do Inmet, Parnaíba, no litoral piauiense, registrou um volume considerável de chuva na noite desta terça-feira (20). O acumulado na cidade chegou a 95 mm em cerca de uma hora de chuva segundo os dados da Estação do Mercado Municipal. Já na Estação Nossa Senhora do Carmo, o volume de chuva acumulado em Parnaíba chegou a 96,4 mm.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
A chuva formou vários pontos de alagamentos na cidade e deve durar pelos próximos dias. Isso porque a Marinha do Brasil divulgou nesta manhã uma carta sinótica em que mostra a presença ativa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o litoral Norte do país, o que vai impactar bastante o Nordeste e, principalmente, os municípios litorâneos do Piauí. A região está em alerta.