O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (UB), afirmou que uma nova licitação para o transporte público está entre suas prioridades para melhorar a mobilidade urbana na capital piauiense. Em declaração ao O Dia, nesta terça-feira (5), o prefeito eleito enfatizou a necessidade de revisar e aprimorar o sistema, que tem enfrentado desafios relacionados a atrasos, falta de ônibus e estrutura adequada para atender a população.
LEIA TAMBÉM
Embora o processo ainda não tenha sido formalmente iniciado, Silvio Mendes destacou que há urgência na execução de mudanças para que o transporte coletivo funcione com eficiência.
“Tem que funcionar. O que precisar ser feito será feito. Provavelmente, eu não sei qual é a situação que eu não recebi essas informações, mas provavelmente uma nova licitação do transporte coletivo como ele deve ser e como deve funcionar”, disse.
Para Mendes, o papel da prefeitura deve ser de fiscalização e promoção de serviços essenciais. Uma das medidas que está sendo estudada pelo prefeito eleito é uma maior flexibilidade nas faixas exclusivas para os ônibus.
“Ainda não foi tratado, mas é uma coisa tão óbvia que isso aí depende. Com certeza vai ter mais agilidade, o trânsito vai ser mais rápido, os acidentes com certeza vão diminuir porque a maioria é de motos. Então é uma coisa simples, basta um pedaço de papel, como é que para fazer e assinar”, relatou.
Reunião sobre a mobilidade urbana
Uma das primeiras ações nesse sentido será uma reunião com especialistas para entender o cenário atual e identificar soluções viáveis. Silvio Mendes afirmou que, na próxima sexta-feira (8), encontrará o engenheiro Santana, responsável pelo plano diretor do transporte coletivo de Teresina, para analisar a situação do sistema.
“O pessoal está levantando todas as questões para gente saber o que podemos fazer e sempre querer melhorar. Na sexta-feira a gente vai receber o Santana, que foi quem fez todo plano diretor do transporte coletivo de Teresina. Ele está vindo aqui e vai ter uma reunião com a equipe para entender o que é que está acontecendo hoje em Teresina e quais são as soluções rápidas”, acrescentou.
O prefeito eleito concluiu dizendo que o papel da prefeitura deve ser de fiscalização e promoção de serviços essenciais.
“Tem que licitar e e fiscalizar. A prefeitura ter mais um encargo de ter uma empresa de transporte coletivo. Que ela faça saúde bem feita, educação bem feita, que ele faça a limpeza pública, isso é papel de prefeitura”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.