Nesta quarta-feira (01) o médico Silvio Mendes (União Brasil) toma posse como o 37º prefeito de Teresina aos 75 anos. Eleito com 239.848 votos, ou seja, 52,19% dos votos válidos no primeiro turno, Silvio governará a capital piauiense pela terceira vez, sucedendo Dr. Pessoa (PRD) à frente do Executivo Municipal. Nascido em Campo Maior em 31 de agosto de 1949, Silvio Mendes de Oliveira Filho é médico ortopedista por formação e já exerceu uma série de cargos de liderança na capital.
LEIA TAMBÉM
Silvio Mendes foi médico do Hospital Getúlio Vargas e do Ministério da Saúde, foi secretário municipal de Saúde de Teresina durante 12 anos, nas gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho, e foi prefeito da capital de 2004 a 2010. Tendo como vice Jeová Alencar (Progressistas), ele recebe a faixa das mãos de Dr. Pessoa em solenidade no Sesc Cajuína para iniciar o mandato que deve encerrar em 2028.
Quando eleito, Silvio Mendes já havia dito que sua principal missão seria recuperar aquilo que estava deficiente em Teresina, com atenção prioritária para as áreas da Saúde, Segurança e Transporte. Na Saúde, a prioridade é reabastecer a rede pública com insumos e medicamentos; na Segurança, Silvio criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que terá, entre outras atribuições, gerir a Guarda Civil Municipal e atuar em conjunto com a Secretaria Estadual.
Já para o Transporte, Silvio Mendes falou em resolver a crise da falta de ônibus na capital e chegou a se reunir com representantes das empresas para discutir um modelo de operação mais viável e que atenda às necessidades do teresinense.
Para sua gestão, o prefeito anunciou novidades e uma reforma administrativa na Prefeitura para enxugar a máquina pública. Dentre as novidades está a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, o retorno das antigas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e a criação da Secretaria de Assuntos Institucionais, chefiada por Victor Linhares para ser um canal direto de diálogo e atuação de Teresina em Brasília.
Silvio anunciou ainda a extinção de pelo menos sete secretarias municipais para reduzir os gastos do Executivo com a folha, rearranjar funções e dar mais governabilidade ao poder público.
O prefeito também já divulgou a equipe que vai compor seu secretariado a partir de hoje (01) com nomes conhecidos da população teresinenses tais como a judoca Sarah Menezes à frente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e o maestro Aurélio Melo, regente da Orquestra Sinfônica de Teresina, à frente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMC).
Confia aqui a lista completa com os secretários de Silvio Mendes.
A posse de Silvio Mendes acontece no teatro que leva o nome do prefeito no Sesc Cajuína. No cronograma, estão previstas também as diplomações e posses dos vereadores, além de cerimônias religiosas e a nomeação do secretariado municipal.
Confira aqui a programação completa da posse de Silvio Mendes.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.