O Superintendente da Strans, Bruno Pessoa, confirmou em entrevista que na próxima segunda-feira o órgão anunciará a empresa vencedora da licitação para a aquisição dos 100 veículos para o transporte coletivo de Teresina. Assinada no início de agosto a licitação prevê o investimento de cerca de R$ 134 milhões para a compra de veículos para o transporte da capital, os ônibus serão cedidos às empresas pela Prefeitura.
No último dia 25 de agosto a gestão anunciou a suspensão da licitação para análise de questionamentos apresentados por algumas empresas em relação aos critérios técnicos da Central de Licitações da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema).
LEIA TAMBÉM
De acordo com a Strans o objetivo da aquisição é aumentar a frota de ônibus na cidade. Em abril deste ano, a prefeitura iniciou uma proposta de aumentar mensalmente a quantidade de veículos com 20 novos carros. A meta, segundo a PMT, era chegar em agosto, mês do aniversário da cidade, com 300 veículos circulando e até dezembro com 400 carros nas ruas.
O superintendente ainda destacou que o objetivo é chegar até o final do ano com todos os veículos do sistema climatizado.
“A gente vai fazer um registro de preço em torno de 100 veículos e fica a critério do prefeito a quantidade exata de veículos, se será adquirido através de lotes, para que os veículos cheguem mais rápidos à capital. A ideia do prefeito é que chegue de 380 a 400 ônibus até o final do ano para dar o conforto ao usuário. A intenção é que todos os ônibus sejam climatizados até o final do ano”, finalizou.
Aplicativo para monitoramento
Além do anúncio da licitação o gestor da Strans confirmou também o início da instalação de rastreadores para monitoramento da frota. Nas próximas semanas um aplicativo para acompanhamento será lançado.
“Estamos a partir de hoje dia 13 iniciando a instalação dos rastreadores na frota do transporte público, fizemos um planejamento para o consórcio e acredito que faremos uma força-tarefa para em 10 ou 15 dias estar com toda a frota fiscalizada. Vamos ter o aplicativo para dar ciência à população e que o usuário faça o acompanhamento das rotas e dos horários”, concluiu