Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina anuncia tarifa zero nos ônibus no período natalino; veja datas

A medida visa facilitar o acesso dos teresinenses no ir e vir pela capital e, assim, fomentar o comércio para as compras do fim de ano.

15/12/2023 às 08h51

O Natal se aproxima, e por isso a Prefeitura de Teresina divulgou que o transporte coletivo urbano da cidade será gratuito para a população nos próximos dois sábados e domingos que antecedem a data. A medida visa facilitar o acesso dos teresinenses no ir e vir pela capital e, assim, fomentar o comércio para as compras do fim de ano. Confira o funcionamento do comércio no final da matéria.

Ônibus em Teresina - (Assis Fernandes /O Dia) Assis Fernandes /O Dia
Ônibus em Teresina

Segundo as informações, a novidade já entra em vigor neste sábado (16) e domingo (17), onde a medida se estenderá também para o próximo final de semana, dias 23 e 24 de dezembro. De acordo com o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, a proposta, além de incentivar a economia, pretende ainda ajudar na mobilidade urbana de Teresina.

A gratuidade no transporte público nesse período mais movimentado nas vias de Teresina e no comércio é um benefício para a população, que visa diminuir o número de carros nas ruas e melhorar a fluidez no trânsito e assim fomentar a economia, além de representar uma economia significativa para quem utiliza o ônibus

Bruno PessoaSuperintendente da Strans

A gratuidade no transporte público coletivo em Teresina será nos dois sábados e domingos antes do Natal nos quatro Consórcios que operam as linhas de ônibus na Capital. A medida valerá para as empresas do Consórcio Poty- zona Norte; Consórcio Urbanus – zona Leste; Consórcio Therezina – zona Sudeste; Empresa Transcol – zona Sul.

Metrô também será gratuito

Visando estimular as vendas no período natalino, o metrô de Teresina irá funcionar gratuitamente nos dois sábados que antecedem o Natal, dias 16 e 23 de dezembro. Nestas datas, os usuários poderão ir até o centro da cidade sem a cobrança de passagens. A informação foi anunciada pelo Sindicato do Comércio Lojista do Estado do Piauí (Sindilojas-PI) no dia 6 de dezembro.

Atualmente, existem 11 estações localizadas desde a zona central de Teresina até a zona sudeste. Através do aplicativo MetroPI, os usuários podem conferir diversas informações, como endereços de estações, mapas, horários de funcionamento, tempo estimado para a viagem, valor das tarifas e localização em tempo real.

Funcionamento do comércio no período natalino

Segundo o Sindilojas-PI, o comércio de Teresina funcionará em horário especial nesse período natalino. Nos sábados que antecedem o Natal, dias 16 e 23, bem como os domingos, dias 17 e 24 de dezembro, as lojas do Centro e dos bairros deverão funcionar das 8h às 18h.

Acerca de compensações sobre os trabalhos exercidos nas referidas datas, a entidade destacou que o dia 16 terá compensação na Semana Santa e Carnaval 2024; e dia 23 mediante pagamento de horas extras corrigidas em 60%

Já o funcionamento aos domingos, o Sindilojas informou que o empregador deverá pagar a jornada de trabalho no valor de R$ 53,00 ao colaborador por domingo trabalhado.