Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina: cadela é resgatada em matagal acorrentada e com o focinho amarrado

Bastante debilitado, o animal está sob tutela de um abrigo na zona Leste da capital e protetores pedem ajuda para medicamentos. Saiba como doar.

03/06/2023 às 14h05

28/09/2023 às 12h35

Uma cadela foi resgatada por protetores de animais em Teresina em uma situação degradante. Abandonada por seu tutor, ela estava acorrentada em meio a um matagal e tinha o focinho amarrado com uma corda para não latir por socorro. O resgate aconteceu na noite desta sexta-feira (02) na zona Leste e foi feito por protetores de animais de um abrigo localizado entre os bairros Santa Maria e Árvores Verdes.

O momento do resgate foi registrado e postado nas redes sociais como forma de denúncia. O Portalodia.com conversou com uma das protetoras, Raíssa Rocha, que está ajudando nos cuidados à cadela. Ela deu mais detalhes da situação. Raíssa conta que um senhor estava passeando perto do matagal com seus cachorros quando eles correram em uma determinada direção. O homem foi atrás e acabou encontrando a cadelinha acorrentada e com o focinho amarrado.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

"Era mais ou menos umas 23 horas quando isso aconteceu. Acho que os cachorros desse senhor ouviram o grunhido dela e foram na direção, porque nem latir ela conseguia. Imediatamente ele foi atrás das meninas que mantêm o abrigo lá perto e a equipe se juntou para fazer o resgate. O pessoal caminhou cerca de meia hora no meio do mato para chegar de novo até o ponto onde a cadelinha estava amarrada. Foi uma cena arrasadora e de cortar o coração ver um animal naquela situação", relatou Raíssa.

Segundo ela, a cadelinha apresentava várias picadas de formiga pela pele, estava cheia de carrapatos, magra, com sede e fome, e bastante suja. Ela tem ainda um tumor venéreo na região da vulva e, por conta disso, terá que ser mantida em isolamento no abrigo para evitar que a doença se transmita a outros animais.

Cadela estava acorrentada em um matagal e tinha o focinho amarrado para não latir - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Cadela estava acorrentada em um matagal e tinha o focinho amarrado para não latir

"É algo que passa só de cachorro para cachorro. A gente acredita que o dela foi contraído pelo ato sexual, mas se algum outro animal lamber ou cheirar, pode acabar adoecendo também. O pessoal tratou logo de banhá-la, alimentá-la e manter ela afastada dos outros animais enquanto providenciam a medicação que ela precisa de imediato", explicou Raíssa.

A cadelinha, que ainda não tem um nome, precisa, no momento, de carrapaticida, vermífugo e de uma medicação específica para eliminar lavas de mosca. Além dos medicamento, ele vai precisar também passar por quimioterapia para tratar o tumor. O investimento na recuperação da saúde do animal deve passar dos R$ 1 mil, segundo a estimativa dos protetores.

A equipe está pedindo doações a quem puder ajudar com qualquer valor. As transferências podem ser feitas via PIX para a chave 034.156.453-20, no nome de Rosineide Sousa da Silva. Para mais informações sobre doações e ajuda à cadelinha, os interessados podem entrar em contato pelo número (86) 99980-0529.

Abandono de animais é crime previsto em lei

Abandonar animais é considerado crime pela legislação brasileira. O artigo 32 da Lei 9.605 prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem comete maus-tratos aos animais. Para violência contra cães e gatos, essa pena aumenta para cinco anos de detenção. Caso os maus-tratos resultem na morte do animal, a pena pode ainda ser aumentada de um sexto a um terço.

Os protetores que resgataram a cadela nesta sexta (02) em Teresina informaram que já identificaram quem era o tutor que teria abandonado o animal. O grupo, no entanto, ainda não registrou Boletim de Ocorrência, porque a Delegacia do Meio Ambiente e Proteção aos Animais funciona somente de segunda a sexta-feira em horário comercial, e não recebe ocorrências no final de semana. Os protetores pretendem procurar as autoridades responsáveis na próxima segunda (05) para formalizar a denúncia e exigir uma punição.

Leia também:

Piauí passa a contar com Cadastro Estadual para Adoção de Animais

Envenenar animais é crime: saiba o que diz a lei e quais as punições

Canal para denúncias de maus-tratos a animais é lançado no Piauí; saiba o número

Lei proíbe condenados por maus tratos aos animais a assumirem cargos na Prefeitura de Teresina

Mais sobre: