Acontece nesta segunda-feira (14) o julgamento do pedido de Habeas Corpus feito pela defesa da vereadora Tatiana Medeiros (PSB) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Tatiana está presa desde o dia 03 de abril, suspeita de envolvimento de facção criminosa em Teresina e de compra de voto, com uso de dinheiro ilícito para financiar sua campanha eleitoral.

No pedido da defesa, o advogado da vereadora, Edson Araújo, alegou que não há motivo para a manutenção da prisão preventiva e pede a aplicação de outras medidas cautelares diversas à privação da liberdade. Segundo ele, Tatiana está tranquila, não tem qualquer pretensão de fugir do rito processual e não representa risco para a instrução se estiver solta.
O relator do pedido de Habeas Corpus será o juiz José Maria Araújo Costa. O documento será analisado em Plenário no TRE e decidirá se Tatiana Medeiros poderá ou não ser solta. No momento, a vereadora se encontra detida na Sala de Estado Maior, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. A Sala de Estado Maior é uma garantia prevista aos profissionais da Advocacia. Tatiana é advogada por formação e pode usufruir deste direito.

Indefinições na Câmara
No mesmo dia em que foi presa, Tatiana Medeiros foi, também, afastada de suas funções na Câmara Municipal de Teresina, onde exerce mandato de vereadora pelo PSB. Eleita no pleito eleitoral de 2024, ela tem como suplente Leôndias Júnior, mas a sua substituição no Legislativo ainda segue sendo uma indefinição.
A Câmara Municipal havia oficiado o TRE para saber se o suplente poderia assumir a vaga deixada pela parlamentar, mas na última sexta (11), o vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Ricardo Gentil, afirmou que esta é uma decisão que deve ser tomada internada pelo próprio Legislativo.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.