A Polícia Civil do Piauí prendeu na manhã desta quinta-feira (27), um indivíduo de iniciais E.C.L., conhecido pelo apelido de "Vanja". Ele é suspeito de ser um dos autores de uma série de furtos a veículos ocorridos no centro de Teresina. Vanja também é apelidado de "Velho do Chapolin", por utilizar esse dispositivo específico para abrir os veículos.

A prisão preventiva foi realizada por meio da 1ª Delegacia Seccional. De acordo com o delegado Sérgio Alencar, o suspeito, que já era conhecido pela prática criminosa, é apontado como responsável pelo uso do dispositivo chamado "Chapolin", ferramenta utilizada para abrir veículos de forma clandestina. “A polícia também investiga a possível participação de E.C.L. em ações criminosas realizadas em companhia de L.A.L.S., outro suspeito procurado pelas autoridades”, disse o delegado.

Além da prisão, foi cumprido também um mandado de busca na residência do homem, onde um veículo, suspeito de ter sido utilizado nos crimes, foi apreendido. A Polícia Civil trabalha para esclarecer a extensão da atuação criminosa.
Em caso de furto de veículos, comunique à PM
Em caso desse tipo de furto, a população deve ligar à Polícia Militar, através do número 190. Mesmo que não peça uma viatura para o local, o simples fato de informar à PM, ao COPOM, já auxilia no registro dos casos e dos locais onde o crime frequentemente acontece.
Confira algumas orientações para evitar comprar um veículo roubado:
Quem compra um veículo produto de roubo ou furto automaticamente comete crime de receptação. Para evitar cair neste tipo de prática, a polícia dá algumas orientações, tais como:
- Saber a procedência dos vendedores e do veículo por meio da checagem do histórico do carro ou moto.
- Verificar sempre o chassi, o número do motor e se a placa não é clonada
- Desconfiar de carros ou motos sendo vendidos a preços muito abaixo do mercado na internet e procurar checar a originalidade do produto oferecido.
- Procurar rastrear quem foram os proprietários anteriores do veículo adquirido para atestar sua legalidade
- Procurar as forças de Segurança ou empresas especializadas para fazer uma vistoria no veículo e emitir um laudo de regularidade.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.