A Prefeitura de Teresina pode sofrer um novo revés na tramitação do orçamento 2024 que está sendo analisado na Câmara. Vereadores trabalham para modificar a composição da comissão de finanças, adicionando uma cadeira para a oposição e complicando a situação para o palácio da cidade. Na última semana o presidente da pasta, Alan Brandão (PDT), tomou para si a relatoria da lei orçamentária. Da base de Dr. Pessoa, o vereador retirou o controle do projeto das mãos de Gustavo de Carvalho (PSDB), opositor ao prefeito.
Hoje a comissão de finanças tem em sua composição três vereadores que apoiam Dr. Pessoa, são eles Alan Brandão (PDT), Markim Costa (Republicanos) e Joaquim Caldas (MDB). Da oposição fazem parte Gustavo de Carvalho (PSDB) e Deolindo Moura (PT).
Nos bastidores a estratégia seria o PDT retirar a indicação de Alan Brandão e nomear Evandro Hiid para a comissão. A nova formação da comissão traria de volta Gustavo de Carvalho como relator do texto, podendo aprovar emendas contrárias ao palácio da cidade e fazer modificações indesejadas pela gestão.
Questionado sobre as alterações o vereador Markim Costa revelou desconhecimento.
“A gente teve uma reunião na comissão semana passada, são cinco membros e nessa reunião ficou decidido por todos os vereadores de que o vereador Alan, além de ser presidente, seria o relator. Ele, por ser contador, é um dos mais preparados para exercer essa função. Até o momento eu não sei dessa possibilidade do Gustavo voltar ao posto”, afirmou.
Já Gustavo de Carvalho destacou que a decisão caberá a Evandro Hidd.
O vereador Hidd foi procurado, porém não quis se manifestar.