Portal O Dia

Tio e sobrinhos morrem afogados em açude em Santa Cruz dos Milagres

A terça-feira (13) terminou e, uma tragédia no município de Santa Cruz dos Milagres, a 169 Km de Teresina. Três pessoas morreram afogadas em um açude na localidade Grota da Sombra após a canoa em que estavam, virar. O acidente aconteceu por volta das 17h30min. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas são: José Ayrton de Sousa Rodrigues da Silva, 47 anos; Gesleyany do Nascimento Silva, 14 anos; e Francisco Jeanderson Evangelista Soares, 16 anos.

Em conversa com o Portalodia.com, o tenente C. Alberto, do Comando de Socorro dos Bombeiros, relatou que José Ayrton era tio de Gesleyany e Francisco, e que pulou no açude para tentar salvar os sobrinhos quando viu que eles estavam se afogando. O tenente deu detalhes do acidente.

Reprodução/Whatsapp
Tio e sobrinhos morrem afogados em açude em Santa Cruz dos Milagres

“A informação que recebemos é que eram quatro pessoas na canoa. O equipamento quebrou, virou e seus ocupantes caíram na água. O tio percebeu o que tinha acontecido e pulou no açude para salvar os sobrinhos. Dois deles conseguiram nadar até a margem e se salvaram, mas o Francisco e a Gesleyany, não. Os dois se afogaram e pouco depois o tio deles também desapareceu na água”, explicou o tenente Alberto.

Os nomes dos dois que se salvaram não foram informados pelos bombeiros.

Os corpos de Francisco, Gesleyany e José Ayrton foram resgatados pelos populares que presenciaram o ocorrido. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas quando a guarnição chegou ao local, as vítimas já haviam sido retiradas do açude.

Em nota nas redes sociais, o prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues, lamentou o ocorrido e anunciou o cancelamento da festa de Carnaval que estava prevista para acontecer na noite de ontem (13) em Santa Cruz dos Milagres.

Bombeiros orientam para os cuidados ao nadar em açudes e rios

O Corpo de Bombeiros faz um alerta para os riscos de banhar em rios e açudes nesta época do ano no Piauí quando esses locais registram aumento de volume em decorrência da chuva. Fenômenos como a cabeça d’água são comuns nesta época. Trata-se de um aumento rápido e repentino do níveo de um rio corrente ou cheio, devido às chuvas nas cabeceiras.

Quem busca rios e açudes como opções de lazer deve ficar atento ao nível da água, porque estes locai podem esconder situações perigosas. Veja abaixo as dicas de segurança para evitar afogamentos: