Portal O Dia

Avenida Santos Dumont: árvores de mais de meio século preservadas

Um corredor verde, sombreado e aconchegante. Quem já percorre a Avenida Santos Dumont, no bairro Vila Operária, zona Norte de Teresina, de certo já notou como as árvores ali presentes formam um imenso corredor, deixando o clima da via mais ameno e agradável. São quase 900 metros de árvores antigas e datam mais de meio século.

O professor e biólogo Francisco Soares, especialista em Botânica, cita que a Avenida Santos Dumont possui um conjunto de árvores bastante antigas, de meados da década de 1950. Segundo um estudo feito em 2007, o local tem aproximadamente 105 árvores, distribuídas uniformemente por toda a avenida. Porém, quase duas décadas depois, esse número possivelmente está defasado, entretanto, não há um estudo recente com esse novo levantamento.

Assis Fernandes/ODIA
Avenida Santos Dumont: árvores de mais de meio século preservadas

“A avenida possui um conjunto de oitizeiros, que são árvores bem frondosas e com as copas bastante fechadas. Os oitis são plantas da família das Chrysobalanaceae, e essas árvores que estão ali têm mais de meio século. São plantas que tem um excelente crescimento, com estrutura de copa bem fortalecida, tanto que ao longo do tempo você não vai ver elas rompendo ou um tronco cair, pois são plantas bem estabelecidas”, destaca o professor.

Conforme o biólogo, uma das explicações para que a Avenida Santos Dumont ainda continue com essa abundância de árvores é devido à baixa especulação imobiliária. Segundo Francisco Soares, sem grande procura pelos imóveis, isso faz com que a estrutura do bairro acabe sendo mantida e, consequentemente, as árvores conservadas.

Assis Fernandes/ODIA
Avenida Santos Dumont: árvores de mais de meio século preservadas

“Os imóveis daquela avenida têm as calçadas bem largas, então, não houve uma pressão urbana significativa sobre a avenida, o que certamente ajudou na manutenção dessas árvores. Outro detalhe interessante é que a iluminação pública da avenida é feita com lâmpadas situadas no leito da rua. Não houve a preocupação de colocar poste de iluminação pública, reduzindo, assim, a necessidade de poda dessas árvores em função da fiação elétrica, que também tem sido um grande desafio: a conciliação de arborização e o aparelho urbano antigo, formado principalmente por fiação aérea”, complementa o professor e biólogo Francisco Soares.

Os oitis representam a maioria das árvores presentes na Avenida Santos Dumont, porém, também é possível encontrar faveira, fícus, amendoeira, mangueira, jucá, entre outras. As árvores estão localizadas predominantemente nas calçadas, uma vez que a Avenida não apresenta canteiro central, logo, as calçadas são, em geral, bem largas.

Observou-se também que as árvores estão bem distribuídas por toda a Avenida Santos Dumont, apresentando sobre em praticamente toda a extensão da via, o que contribui para deixar o clima na região mais ameno.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.