Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Biblioteca Cromwell de Carvalho preserva a História através da educação

Localizada ao lado da Praça do Fripisa, o espaço possui um acervo de cerca de 60 mil livros e é a única biblioteca do Piauí com um exemplar da Bíblia em braile.

02/03/2024 às 12h33

Muito se fala que é preciso conhecer a nossa História para refletir sobre o presente, evitar cometer erros do passado e planejar o futuro. Mas tão importante quanto conhecer a História, é vivê-la. Em Teresina, são vários os espaços onde é possível entrar em contato com a História viva e pulsante. Mas um deles, em especial, carrega não só a História contada. Ele também é essa História.

Qual o teresinense que nunca ouviu falar da Praça do Fripisa? O local é ponto de referência para quase tudo que se for fazer no Centro da capital. Quando se fala naquele espaço a primeira coisa que vem à mente são as paradas de ônibus, ponto de convergência e dispersão dentro do espaço urbano. Mas ali nas redondezas há outro local que inspira e expira História, mas que muitas vezes passa despercebido pela pressa do ir e vir.

Trata-se da Biblioteca Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho. Localizado na Rua Coelho Rodrigues, ao lado da Praça Demóstenes Avelino (Praça do Fripisa), o local é considerado um templo da Educação teresinense e mantém viva a História da Capital através de um acervo riquíssimo. Mas antes mesmo de ser a sede da principal biblioteca do Piauí, o espaço já inspirava conhecimento.

Biblioteca Cromwell de Carvalho preserva a Historia através da educação - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Biblioteca Cromwell de Carvalho preserva a Historia através da educação

A Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho foi instalada onde antes funcionava a Faculdade de Direito do Piauí. Isso talvez explique o nome que a batiza: Cromwell de Carvalho foi um dos fundadores da Faculdade de Direito. Tendo sido um dos mais renomados juristas piauienses, ele também atuou como poeta, escritor e professor.

Viviane Marini Pedrazzani, historiadora e doutora em Preservação do Patrimônio Cultural, explica que a formação da Biblioteca Estadual do Piauí está atrelada a um momento de interesse do poder público estadual em criar um sistema educacional consistente, isso lá nas décadas de 1870 e 1880. Ao mesmo tempo, havia uma preocupação em formar um acervo que reunisse o que havia disponível para literatura no Estado.

“Se você olhar para a estrutura desse lugar, ele tem características de um espaço escolar, porque ele foi criado para ser uma escola. Esse projeto de formação de um sistema educacional piauiense incluía a construção de diversas escolas. Na década de 1920, foi criado aqui o Grupo Escolar Abdias Neves. Inicialmente, este espaço tinha essa função, tanto que a arquitetura predominante aqui é a arquitetura escolar”.

Viviane Marini PedrazzaniHistoriadora
Vivianne Pedrazzani é historiadora e doutora em Preservação do Patrimônio Cultural - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Vivianne Pedrazzani é historiadora e doutora em Preservação do Patrimônio Cultural

Como é comum no patrimônio cultural de Teresina, o prédio da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho mistura um estilo arquitetônico eclético com toques de Neoclassicismo. Sua localização também diz muito sobre a natureza do espaço: está dentro do perímetro que abrange a maior parte da Avenida Frei Serafim, região que, em fins do século XIX e início do século XX, estava em expansão, sendo povoada pela alta sociedade e seus casarões. Como sede da Faculdade de Direito do Piauí, o prédio onde hoje funciona a Biblioteca Estadual era frequentado pelas rodas da elite econômica e intelectual da época.

Mas se ali funcionava a Faculdade de Direito, onde ficavam as bibliotecas? A historiadora Viviane Pedrazzani responde: “Inicialmente, elas ficavam muito dispersas, não tinham um espaço que foi construído dede o começo como sendo pré-estabelecido para ser uma biblioteca. Tanto que a partir da década de 1940, elas eram muito espalhadas aqui e ali. Até que alocaram a biblioteca do Estado no espaço que hoje é o Arquivo Público, que é a Casa Anísio Brito”.

A Casa Anísio Brito reuniu, durante anos, o Arquivo Público do Piauí, a Biblioteca Estadual e o Museu do Piauí. Só em meados do século XX, estes espaços foram desmembrados e, dentro deste processo, a biblioteca e o museu foram transferidos para seus atuais espaços, na Praça da Bandeira (o Museu do Piauí) e na antiga Faculdade de Direito (a Biblioteca Cromwell de Carvalho). O processo de transferência da biblioteca para seu atual endereço aconteceu em 1973, quando a Faculdade de Direito foi incorporada ao espaço físico da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho

Viviane Pedrazzani explica que, além de um templo da educação, a Biblioteca Cromwell de Carvalho é, também um lugar de memória. “Temos um prédio com toda uma carga de história. É um lugar de memória, porque além de reunir toda a trajetória educacional, tanto do Grupo Escolar Abdias Neves, quanto da Faculdade de Direito, ele depois dá continuidade aos registros históricos que temos enquanto acervo documental. É um espaço que agrega uma memória viva da literatura”, diz a historiadora.

O prédio onde funciona a Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho foi tombado em 17 de junho de 1994 devido à sua importância cultural para o Piauí e possui como uso público atual o título biblioteca pública estadual. O tombamento mudou a forma como o espaço era gerenciado. Telhados, janelas, portas e pisos devem ser mantidos com suas características originais e qualquer intervenção tem que ser feita com cautela. No entanto, isso só não basta para tornar o local um patrimônio histórico propriamente dito.

“O patrimônio histórico não tem sentido se as pessoas não fizerem uso dele, se não conhecerem sua história, se não incorporarem isso a essa percepção da história da cidade. Aqui temos também uma visibilidade da história de Teresina, que conta sua evolução urbana por meio de um acervo riquíssimo e bem documentado”.

Viviane Marini PedrazzaniHistoriadora

E por falar em acervo, o da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho é vasto e bastante diverso. Estima-se que o espaço tenha 60 mil livros dos quais pelo menos 30 mil já foram devidamente catalogados. A maior parte deste acervo vem de doações e compras. Vale lembrar que a Biblioteca Cromwell de Carvalho é a responsável pelo Sistema de Bibliotecas Públicas do Piauí. Quem explica o que isso significa é a coordenadora do espaço, Renata Alves Raymundo.

Estima-se que a Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho tenha 60 mil livros - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Estima-se que a Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho tenha 60 mil livros

“Somos o espaço responsável pela preservação do acervo bibliotecário do Estado. O que recebemos aqui é distribuído, também, entre as outras bibliotecas públicas. Temos um acervo bastante amplo que vai desde livros didáticos a periódicos, clássicos da literatura piauiense, da literatura nacional e mundial também".

Renata RaymundoCoordenadora da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho

A biblioteca Cromwell de Carvalho é a única do Piauí a disponibilizar um exemplar da Bíblia Sagrada em braile.

Renata Raymundo é coordenadora da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho, - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Renata Raymundo é coordenadora da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho,

Além das salas de leitura e de estudo, a Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho conta com uma vinilteca – um acervo de discos de vinil – de visitação gratuita e aberta ao público. “Quem quiser pode vir para conhecer, ouvir algum disco e saber mais sobre o nosso cenário musical. Temos ainda as oficinas, as intervenções artísticas. Nós meio que absorvemos um pouco do vácuo deixado pelo fechamento da Casa da Cultura. Então a Cromwell de Carvalho é bem mais que uma biblioteca. Eu costumo chamar de lugar de transformação social”, afirma a coordenadora do espaço.

De acordo com Renata, a Biblioteca Estadual recebe uma média de 200 visitantes por dia. O espaço é bastante procurado por concurseiros em busca de um local silencioso e confortável para estudar. A biblioteca disponibiliza aos frequentadores computadores para aulas online e pesquisas na internet além das salas de leitura.

O espaço é bastante procurado por concurseiros em busca de um local silencioso e confortável para estudar - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
O espaço é bastante procurado por concurseiros em busca de um local silencioso e confortável para estudar

Para Renata Raymundo, a Biblioteca Cromwell de Carvalho traduz não só a história do Piauí, como também contribui de forma significativa para a difusão do conhecimento.

“Acredito que nós temos missões na vida e esse espaço, eu creio que tem uma missão fundamental para incutir e preservar o hábito da leitura, a transformação social e a preservação da memória literária”.

Renata RaymundoCoordenadora da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho

Veja algumas curiosidades sobre a Biblioteca Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho

  • A biblioteca teve sua feitura jurídica em 21 de junho de 1910 mediante lei sancionada pelo então governador do Piauí, Antonino Freire da Silva
  • É o órgão central do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Piauí e responsável pela execução do mecanismo de Depósito Legal no Estado. O Depósito Legal é a obrigação legal feita a qualquer editor de livros ou publicações de enviar um ou mais exemplares de qualquer obra impressa no Piauí ao repositório estadual.
  • É a única biblioteca do Piauí a contar com um exemplar em braile da Bíblia Sagrada