Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Da terra ao concreto: a história da construção do Parque Piauí

Um dos bairros mais populosos da capital foi criado pela Cohab entre 1966 e 1969

14/02/2024 às 14h16

Sentado à mesa de jantar em sua residência, Francisco das Chagas Carneiro, pedreiro aposentado de 72 anos, relembra com orgulho os tempos em que ajudou a expandir a cidade de Teresina. Durante mais de cinco décadas, ele dedicou sua vida à construção de obras e lares na capital. Entre as recordações, destaca-se a construção do bairro Parque Piauí, na zona sul da cidade. 

Conheça a história da construção do Parque Piauí - (Emelly Alves/ODIA) Emelly Alves/ODIA
Conheça a história da construção do Parque Piauí

Natural de Brejo (MA), Chagas, seus pais e seus irmãos chegaram em Teresina nos anos 60, e passaram a morar no bairro Monte Castelo. Ele lembra que, naquele período, o movimento da cidade era concentrado no centro, entre as praças, mercados e construções que, hoje, são históricas. 

“Quando chegamos em Teresina, o movimento era na Praça Saraiva, na Praça João Luiz. Na zona sul o movimento era pouco. Existia casa até à Tabuleta, mas depois de lá era tudo mato, não tinha casa. Tudo foi construído depois. Na época, um dos meus tios trabalhava para a Construtora Lourival Parente e ele contratava as pessoas para trabalharem nas obras”, conta Francisco.

Francisco das Chagas trabalhou na construção das primeiras quadras do Parque Piauí - (Emelly Alves/ODIA) Emelly Alves/ODIA
Francisco das Chagas trabalhou na construção das primeiras quadras do Parque Piauí

Aos 16 anos, Francisco começou a trabalhar como ajudante de pedreiro na criação do Parque Piauí. O bairro foi concebido pela Companhia de Habitação do Piauí (COHAB-PI), que entre 1966 e 1969 construiu diversos conjuntos habitacionais a fim de abarcar a grande quantidade de pessoas que migravam para a capital. 

“O Parque Piauí foi criado praticamente na mesma época que bairros como o Promorar e Lourival Parente, porém eles tinham somente de 100 a 150 moradores. A proposta do Parque Piauí era ser um conjunto maior, com cerca de 2.294 moradias. Hoje, com mais de 11.000 habitantes, o bairro é um importante centro comercial na zona sul, oferecendo uma variedade de serviços e produtos”.

Andreia AndradeHistoriadora
Conjunto Habitacional Parque Piauí, em 1968 - (Arquivo COHAB-PI) Arquivo COHAB-PI
Conjunto Habitacional Parque Piauí, em 1968

Ao longo dos anos, Francisco das Chagas testemunhou de perto a transformação dessa região. Com um olhar nostálgico, ele recorda os dias em que caminhava cerca de 7 quilômetros diariamente, junto com seus colegas de trabalho, para chegar ao local onde o bairro seria erguido. 

“Não tinha nada na região sul da cidade. A gente vinha andando do Monte Castelo para o Parque Piauí todos os dias. Nós construímos uma quadra completa e, quando terminava, começavamos a construir a próxima quadra”, comenta o pedreiro. 

Nos primeiros anos da criação do Parque Piauí, as pessoas não queriam morar no local. Isso porque, o bairro era carente de infraestrutura básica, como o acesso à água. “Ninguem queria morar aqui, porque não tinha água. O acesso à água era difícil na época. Os primeiros moradores do bairro tinham que ir buscar em outros bairros mais longes”, destaca Francisco das Chagas. 

Segundo Francisco das Chagas, no inicio as pessoas não queriam morar no Parque Piauí  - (Emelly Alves/ODIA) Emelly Alves/ODIA
Segundo Francisco das Chagas, no inicio as pessoas não queriam morar no Parque Piauí

Uma das primeiras moradoras do Parque Piauí, a aposentada Maria da Conceição Silva, de 75 anos, conta que enfrentou algumas dificuldades ao se mudar para o local. Aos 15 anos, ela passou a morar em uma casa na avenida principal do bairro, mas devido a grande quantidade de terra e poeira, Maria foi até a Cohab para solicitar uma nova residência em outro ponto do conjunto habitacional. 

“Quando chegamos aqui, não tinha nada, era apenas terra e poeira. Ninguém queria casa aqui, tinha muita casa abandonada. Então, quando casei, com 18 anos, eu e marido fomos morar em uma das casas que estavam fechadas, que na época ficava na avenida principal do Parque, mas como era muita poeira, fomos até a Cohab e tiramos a nossa, que acabou sendo mais para dentro do bairro”, aponta. 

O Parque Piauí foi concebido pela Companhia de Habitação do Piauí (COHAB-PI) - (Emelly Alves/ODIA) Emelly Alves/ODIA
O Parque Piauí foi concebido pela Companhia de Habitação do Piauí (COHAB-PI)

Morando no conjunto há 60 anos, Maria criou todos os seus filhos no bairro e comenta que não pensa em deixar o local. “A minha casinha aos poucos fui ajeitando. Depois que meu marido morreu, acrescentei alguns cômodos, coloquei piso, não penso em sair daqui porque tem tudo perto”, acrescenta. 

Avenida principal do Parque Piauí é um dos pontos comerciais mais procurados da zona sul - (Arquivo Pessoal) Arquivo Pessoal
Avenida principal do Parque Piauí é um dos pontos comerciais mais procurados da zona sul

A construção do Parque Piauí, iniciada em maio de 1967, foi concluída em setembro de 1968 durante o governo de Helvídio Nunes. Em 1977, o bairro foi ampliado. Apesar das dificuldades encontradas no início, o Parque Piauí foi se consolidando com o passar do tempo, contribuindo para a expansão urbana de Teresina. Atualmente, é considerado um dos bairros mais populares da capital, com mais de 55 anos de histórias, vivências e mudanças.