Foi publicado nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial do Estado o decreto que autoriza a realização de processo seletivo simplificado para contratação de 160 professores substitutos para a Uespi em caráter temporário durante o período letivo de 2025.1. O decreto foi assinado pelo governador Rafael Fonteles e objetiva atender à necessidade temporária da instituição.
São 90 vagas para professor auxiliar, 60 vagas para professor assistente e dez vagas para professor adjunto, totalizando as 160 vagas disponíveis. A carga horária é de 40 horas semanais.
No documento, o governo explica que há disponibilidade orçamentária para a contratação de professores substitutos. As contratações não podem exceder o prazo de quatro anos e o processo seletivo dos profissionais será conduzido pela própria Uespi. Informações sobre a comissão organizadora, requisitos para seleção, prazo de validade, vagas, carga horária, provas e remuneração serão contidas no edital que ainda será divulgado.
O decreto que autoriza a contratação de professores substitutos na Uespi passa a valer a partir de sua publicação.
Governador defendeu unificação de cursos na Uespi
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) tem estado no centro de uma polêmica nos últimos meses. A administração superior da instituição apresentou uma proposta de unificar cursos e reorganizar a oferta de vagas nos campi Torquato Neto e Pirajá, em Teresina. A proposta foi recebida com protesto pelos docentes, que pedem a reestruturação da instituição com a contratação de mais profissionais.
Recentemente, o governador Rafael Fonteles defendeu a aprovação pelo Conselho Universitário da unificação de cursos em duplicidade nos campi de Teresina. Ao todo, oito cursos estão duplicados e devem ser unificados para adequar a instituição às regras estabelecidas pelo MEC. O governador afirmou que a unificação destes cursos permitirá a abertura de novas vagas e fortalecerá a instituição.