Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Conhecido no meio político, popularizar nome de Fonteles é desafio para o governo

É sabido que se o encontro com os gestores municipais em gabinetes é o início do processo, a desenvoltura de um pré-candidato só pode ser avaliada com profundidade à medida em que o carisma junto a população acontece de forma espontânea.

02/06/2021 17:10

Secretário apresenta informações ao deputados estaduais (Foto: Assis Fernandes/O DIA)

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles (PT), é o nome do governador Wellington Dias (PT) para concorrer ao governo do Estado em 2022. O encontro com Lula em São Paulo serviu  para o jovem petista receber as bênçãos do maior líder da sigla. Nesta quarta-feira (2), Fonteles esteve na Assembleia Legislativa do Piauí para apresentar o balanço financeiro do quadrimestre  e na ocasião ele apresentou números que demonstram o equilíbrio das contas do Estado mesmo diante da pandemia do novo coronavírus.

No cargo desde 2015, Rafael Fonteles já demonstrou ter capacidade de manter um bom diálogo com a classe política. Ao assumir a coordenação o Pro Piauí – programa de investimentos em todas as áreas do governo -, Fonteles abriu a agenda para conversar com deputados estaduais, prefeitos e líderes de oposição dos 224 municípios do Estado. Atualmente, não é tão difícil vereadores do interior conseguirem um espaço na agenda do secretário estadual de Fazenda.

O diálogo de Rafael com prefeitos tem apresentado efeitos positivos neste primeiro momento. De acordo com gestores municipais ouvidos pela coluna, e que também conversam com a oposição (leia-se Ciro Nogueira), Rafael procura demonstrar que só promete no âmbito no Pro Piauí, aquelas obras e serviços que tem condições de entregar. O comportamento é um alívio e sinal de esperança para muitos prefeitos que num passado recente viam autorizações para obras serem assinadas várias vezes e as construções não se concretizarem.

Afinado no meio político, o desafio do governo estadual passa a ser popularizar o nome de Rafael Fonteles fora da bolha política, principalmente entre as camadas mais populares e nos municípios mais distantes dos grandes centros urbanos. É sabido que se o encontro com os gestores municipais em gabinetes é o início do processo, a desenvoltura de um pré-candidato só pode ser avaliada com profundidade à medida em que o carisma junto a população acontece de forma espontânea. Certamente, é o principal desafio da base aliada até o momento. 

Mais sobre: