Após a queda da ponte Juscelino Kubitschek , entre os estados do Maranhão e Tocantins, os piauienses ficaram preocupados com as condições estruturais das pontes do nosso estado e iniciaram, por conta própria, fotografando e viralizando vídeos de seus alicerces. Com isso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí criou uma comissão para fiscalizar as pontes do estado.
A Ponte Metálica, que liga Teresina a Timon, acabou sendo a que mais viralizou dentre as denúncias dos populares pela semelhança de ligar dois estados. O presidente do CREA-PI, Hercules Medeiros, participou da equipe que inspecionou as condições da ponte, e foi constatado que não existe risco de ruína ou colapso em sua estrutura.
“É importante passar para a população, principalmente essa tranquilidade de continuar utilizando a ponte. Ela está necessitando de manutenção, isso é claro. Então, nós vamos elaborar um relatório e apresentar para os órgãos competentes cobrar que seja feita essa manutenção, que sejam feitas essas adequações”, apontou o presidente.
Hércules ainda informa que a ponte foi projetada para transportar apenas transporte ferroviário, mas foram feitas adequações para que os veículos pudessem utilizá-la e que foram implantados pilares para esse fim. Foi em um desses pilares que mais alarmou a população. Ainda continuou que uma equipe de inspetores está filtrando todas as denúncias de estruturas de pontes no estado, onde realizarão mais fiscalizações.
Pedro Marcos, engenheiro técnico do CREA, disse que existe uma comissão de fiscalização que conta com mais de vinte membros, entre docentes, calculistas e profissionais do campo, que realizam um plano de trabalho das estruturas do estado e estão finalizando um relatório com recomendações.
“Esse relatório visa gerar algumas recomendações, algumas observações, principalmente pras instituições que são responsáveis pela manutenção e conservação dessas infraestruturas. O nosso objetivo maior, o nosso dever junto à sociedade é prestar essa informação técnica para os responsáveis pelas estruturas do bem público”, finalizou.