Um empresário identificado como Josimar Barbosa de Sousa foi preso na manhã desta quinta-feira (14) em Teresina acusado de lavar dinheiro para o tráfico de drogas. A informação foi confirmada pelo coordenador do Denarc, delegado Samuel Silveira. Além dele, sua esposa, de nome Teresa Cristina de Sousa Pacheco, e seus filhos, identificados como Caio Felipe Pacheco Fortunato e Angélica Florinda Pacheco Barbosa de Sousa, também foram detidos.
As investigações conduzidas pelo Departamento de Repressão ao Narcotráfico apontam que a empresa da família de Josimar teria movimentado pelo menos R$ 600 milhões provenientes do tráfico de entorpecentes em Teresina. A loja do setor automotivo teria um relacionamento financeiro com a facção Bonde dos 40, segundo o que apontou o delegado Samuel.
A empresa de Josimar é uma das nove que foram interditadas pela justiça a pedido da polícia. A maioria eram empresas de fachadas e algumas funcionavam em instalações consideradas precárias, mas tinham uma movimentação financeira que a polícia classificou como astronômica.
A investigação do Denarc focou justamente na análise financeira e detectou que os traficantes inseriam recursos nas empresas, depois recebia estes recursos novamente com valor agregado. Em seguida, ele enviava mais uma vez o dinheiro para a pessoa jurídica e só então o processo de lavagem era concluído.
“O empresário, sua mulher e os filhos presos eram responsáveis pelas duas empresas que mais operaram recursos diagnosticados como atípicos identificados pelo Banco Central. Não é a movimentação global destas empresas, mas apenas o corte que o Banco Central detectou como prova de uma movimentação ilícita oriunda do tráfico. A imensa maioria dos presos têm uma ficha criminal esquema e se comunicavam financeiramente com intensidade com as empresas que nós solicitamos e o MP e o Judiciário atenderam pela interdição”, explicou Samuel Silveira.
Ao todo, 13 pessoas foram presas durante a operação nesta manhã (14). A polícia cumpriu 20 mandados de prisão temporária e 45 de busca e apreensão. Quatro pessoas ainda estão foragidas e uma delas é Alandilson Cardoso Passos, 33 anos, apontado como sendo o namorado da vereadora eleita em Teresina, Tatiana Medeiros (PSB).
A polícia chegou a cumprir um mandado procurando por Alandilson no endereço da vereadora em Teresina. No entanto, o coordenador do Denarc destacou que não há qualquer investigação em curso envolvendo parlamentar da capital.
“Aqui não temos nenhuma análise de vínculo pessoal. Nossa análise é de vínculo criminoso. Nenhum parlamentar no Estado do Piauí foi alvo dessa investigação. Um dado indivíduo, que é alvo nesta investigação e movimentava dinheiro de origem do tráfico, foi alvo. Se ele tem vínculo pessoal, afetivo de qualquer ordem com vereadora ou qualquer tipo de pessoa, isso não nos interessa. O que nos interessa é a atividade criminosa em operação pela qual ele foi um dos alvos na manhã de hoje”, esclareceu o delegado.
Alandilson tem uma ficha criminal extensa e teria envolvimento financeiro com o Bonde dos 40 e com algumas empresas investigadas na operação.
Foram efetuadas prisões em Teresina, Floriano e na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Lá, a polícia deteve um casal de piauienses que estaria exercendo atividade ilícita. Com eles foram apreendidos quatro carros.
Entre as apreensões no total estão 190 veículos além de armas, joias, dinheiro e motos de luxo.