Desembargadores federais receberam a concessão de títulos de cidadania piauiense, em solenidade realizada nesta quinta-feira (14) no Plenário Waldemar Macêdo, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O evento fez parte das comemorações em alusão aos 35 anos de instalação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e os 20 anos dos Juizados Especiais Federais, iniciativa proposta pelos deputados Henrique Pires (MDB) e Franzé Silva (PT), presidente da Casa.
Entre os agraciados com o título de cidadania piauiense estavam os desembargadores federais João Batista Moreira, presidente do TRF-1; César Jatahy, coordenador dos Juizados Especiais federais; Gustavo Soares Amorim; Eduardo Morais da Rocha; e Newton Ramos. A advogada Luziana do Vale Campos Soares da Fonseca também foi contemplada com o título de cidadania, em razão do trabalho social que desenvolve na comunidade São José, do município de Oeiras.
Durante a solenidade, o deputado Henrique Pires destacou o papel dos desembargadores federais no Piauí, bem como ressaltou o trabalho do Judiciário para com os cidadãos.
“No dia que fui a sessão em homenagem ao Tribunal eu assisti a esse vídeo e me emocionei, como aqui reproduzido, pelo impacto de suas decisões na vida dos cidadãos de todo o Brasil. Por isso, propus essa solenidade, e temos aqui desembargadores que têm uma forte relação com o Piauí [...]. Sempre digo, que juiz, desembargador, magistrado, dos servidores públicos, sem sombra de dúvida, é o que tem mais coragem e determinação, porque é ali onde está o último esteio do direito”, disse.
Eduardo Morais da Rocha, desembargador do TRF-1, comemorou ao receber o título de cidadania piauiense.
“Hoje, aos 50 anos, eu nasço como cidadão piauiense, resgatando as minhas origens e firmando compromissos com essa terra que tanto amo. De sempre levar o nome do Piauí por onde eu passar, divulgando nossas belezas naturais, nossas riquezas culturais, nossos grandes poetas, nossas comidas típicas e, principalmente, a alegria e a inteligência e o acolhimento do nosso povo”, relatou.
Também presente na solenidade, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, argumentou que o TRF-1 se destaca por ser um Tribunal que objetiva auxiliar a população, em especial com pautas voltadas para as políticas públicas.
“Essa homenagem que o estado do Piauí presta ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região merece aplausos do Brasil inteiro, porque esse Tribunal é o maior de apelação do mundo por abarcar 80% do território nacional e hoje talvez um pouco menos de 70%. O TRF-1 resolve o problema da Previdência Social, quando é judicializada, da educação, saúde e habitação, portanto das políticas públicas”, citou.
O presidente da Casa, deputado estadual Franzé Silva (PT), comemorou a realização da solenidade e destacou o trabalho parceiro entre os Poderes Legislativo e Judiciário.
“Temos aqui uma gratidão pela forma como eles conduzem essa relação entre Poder Legislativo e Judiciário. Hoje é um reconhecimento dos avanços e dos trabalhos que eles executam a nível de Tribunal Regional e que nos favorece muito por sabermos que temos parceiros que nos escutam e que nos ouvem sempre que precisamos”, finalizou.