Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí

Quando a Justiça é o único remédio: ações judiciais na saúde crescem 150% no Piauí

Nesta reportagem especial, o Portal O Dia investiga a luta pelo acesso à saúde no Piauí e mostra como ações do TJ-PI tem agilizado processos judiciais e garantido o direito à cidadania

24/11/2024 às 16h59

24/11/2024 às 16h59

José Alexandre da Silva, um senhor teresinense de 89 anos, passou os últimos meses de sua vida em um leito de hospital buscando forças para continuar vivendo. Enfrentando o câncer e o Mal de Parkinson, ele dizia que queria descansar ao lado de quem amava, em casa. Seus familiares sabiam que essa seria sua última vontade e os médicos concordavam que essa era a melhor opção. Contudo, o desejo legítimo de conforto se transformou em uma batalha judicial, e sua família precisou recorrer à Justiça para garantir o acesso à assistência médica domiciliar, o home care

O caso do seu José não é algo isolado. É, na verdade, a realidade de milhares de brasileiros que enfrentam barreiras para acessar um direito fundamental garantido pela Constituição de 1988: a saúde. 

Ações judiciais na saúde crescem 150% no Piauí - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Ações judiciais na saúde crescem 150% no Piauí

Embora esse direito deva ser universal, na prática, ele esbarra em um sistema sobrecarregado e desigual. Muitas vezes, a busca por serviços essenciais, como medicamentos, cirurgias, terapias contínuas ou cuidados domiciliares, ultrapassa os corredores de hospitais e consultórios, chegando aos tribunais.

Atualmente, existem mais de 820 mil processos judiciais relacionados à demanda de saúde (pública e suplementar) aguardando julgamento no Brasil. Entre 2020 e 2023, o número cresceu mais de 60% e, em 2024, novos 482 mil processos foram registrados. Os dados são do Painel de Estatísticas Processuais de Direito da Saúde, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).