O secretário de Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, confirmou que os servidores estaduais terão reajuste salarial linear de 5,35% a partir de maio de 2025. O percentual de aumento já havia sido anunciado pelo governador Rafael Fonteles e mantém o que foi fixado no começo do ano e que passou a valer a partir de maio. O reajuste, segundo Emílio Júnior, já foi autorizado pelo chefe do Executivo.
No momento, o que a Secretaria de Fazenda faz é tratar sobre as demandas específicas de cada categoria. “Estamos analisando o que cada categoria individualmente está pedindo em relação à capacidade de pagamento do Estado. Mas em relação ao reajuste do servidor, o que está garantido no momento é 5,35% a partir de maio de 2025”, reafirmou Emílio Júnior.
A lei que concede a majoração salarial aos servidores foi publicada oficialmente no começo do ano. Os mesmos 5,35% de reajuste concedido aos servidores ativos vale para aposentados e pensionistas. O mesmo percentual deve ainda ser aplicado em 2026. A lei nº 8.216 não atualizou, no entanto, as gratificações adicionais, indenizações, vantagens incorporada, vantagem pessoal e demais vantagens pecuniárias dos servidores públicos e militares.
Adicionais noturnos e as gratificações pela prestação de serviço extraordinário permanecem sendo calculados de acordo com legislação específica.