A chuva forte que atinge o Estado do Rio Grande do Sul causa um dos piores cenários de tragédia que o Brasil já viu. Números da Defesa Civil Estadual apontam que 388 dos 497 municípios já foram afetados por enchentes e inundações. Ao todo, já são mais de 90 mortes e mais de 1 milhão de pessoas atingidas.
LEIA TAMBÉM
Imagens capturas por satélite pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) dão a dimensão da mancha de inundação em algumas áreas do Estado. O antes e depois mostra o efeito destruidor da chuva. Em alguns pontos, o Rio Guaíba já ultrapassa os cinco metros da cota de transbordamento.
O Guaíbas está recebendo o contingente de escoamento dos rios Taquari, Jacuí, Sinos, Pardo, Caí e Gravataí, o que cria o que os especialistas chamam de “efeito funil”.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Em Porto Alegre está uma das situações mais críticas. Ruas estão tomadas pela água e as operações (chegadas e decolagens) no Aeroporto Salgado Filho foram interrompidas até o final deste mês. A situação de calamidade levou a Prefeitura a decretar racionamento de água.
Segundo as autoridades, a situação é ainda mais preocupante no Sul do Estado onde há um alerta de perigo extremo de tempestade em vigência. Cidades como São José do Norte, São Lourenço, Rio Grande e Pelotas estão entre as mais atingidas. O fato de o solo estar úmido em razão das enchentes dificulta ainda mais o escoamento da água, o que contribui para a formação de mais pontos de alagamento.
O Rio Grande do Sul tem alerta de risco de chuvas intensas em vigência. O aviso, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou de até 50mm/dia, ventos intensos e mais risco de alagamentos e descargas elétricas.
Onda de solidariedade
A tragédia que se abate sobre o Rio Grande do Sul tem movimentado uma onda de solidariedade no Brasil. Artistas e influenciadores se mobilizam para arrecadar doações e valores e em dinheiro para repassar a ONG’s e ajudar as famílias atingidas. Aqui em Teresina, o Terminal Aeroportuário Petrônio Portella está recebendo doações para encaminhar para o Rio Grande do Sul e atender às vítimas das enchentes.
As doações podem ser feitas diretamente no aeroporto, no posto localizado no saguão.
______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.