Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inmet emite alerta para tempestades com granizo no Rio Grande do Sul

As cidades do RS que podem ser afetadas são aquelas que fazem fronteira com o Uruguai além de Arroio Grande, Pedro Osório e Bagé

07/05/2024 às 09h21

Um alerta de "Grande Perigo" emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aponta para ventos que podem ultrapassar 100km/hora e chuva de granizo no extremo sudeste do Rio Grande do SUL (RS) nesta terça-feira (7). Além dos fortes ventos e chuva de granizo, o Inmete alerta para chuvas que podem chegar a 100 milímetro nas próximas 24 horas.

As cidades do RS que podem ser afetadas são aquelas que fazem fronteira com o Uruguai além de Arroio Grande, Pedro Osório e Bagé. Já na quarta-feira (8), algumas cidades do estado poderão passar por um ciclone extratropical. Segundo o Inmet, uma frente fria está sendo formada no estado para formar novas chuvas, mas com volumes menores entre 20 e 50 milímetros.

Desde o último domingo (28), intensas chuvas atingem o Rio Grande do Sul e têm causado grande preocupação entre moradores e autoridades locais, que estão se mobilizando para ajudar as pessoas afetadas. Dentre os 497 municípios do Rio Grande do Sul, 364 foram afetados pela chuva. A capital Porto Alegre e outros 336 municípios foram reconhecidos em estado de calamidade pública pelo Governo Federal.

Inmet emite alerta para tempestades com granizo no Rio Grande do Sul - (Gustavo Mansur/ Palácio Piratini) Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Inmet emite alerta para tempestades com granizo no Rio Grande do Sul

Até o momento, há um total de 83 mortes foi registrado em 38 municípios, enquanto quatro outras mortes estão sendo investigadas por possível ligação com os eventos climáticos. Até agora, há 111 pessoas desaparecidas, 291 ficaram feridas, e 129.279 estão desalojadas. No total, 873.275 pessoas foram afetadas por esses eventos.

Aeroportos espalhados pelo Brasil administrados pela CCR estão recebendo doações para ajuda humanitária ao Sul do país. Também há postos de coleta nos aeroportos de: Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Confins (BH AirPort), em Minas Gerais; além de Pelotas, Uruguaiana e Bagão, no Rio Grande do Sul. Além disso, o governo estadual reativou a conta "SOS Rio Grande do Sul" para receber doações via Pix (CNPJ – 92.958.800/0001-38), que serão transformadas em ajuda para as vítimas.

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges