Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ponte Metálica, a primeira ponte sobre o Rio Parnaíba

A Ponte Metálica foi inaugurada em 1939 e levou 17 anos para ser concluída

11/05/2024 às 17h55

Um dos pontos turísticos mais conhecidos e lembrados pelos teresinenses é, sem dúvida, a Ponte João Luis Ferreira, popularmente conhecida como Ponte Metálica. Iniciada em 1922, a estrutura levou quase 17 anos para ser concluída. Sua construção está inserida em um contexto histórico que beira entre as décadas de 1920 a 1940.

A ponte foi principiada pelo governador João Luis Ferreira, que esteve à frente de todo o processo, e foi projetada pelo engenheiro alemão Germano Franz. Ao todo, a Ponte Metálica consumiu 702 toneladas de ferro. Esse, aliás, era o material mais utilizado na época para construção de grandes monumentos, não somente do Piauí, mas em todo o Brasil e no mundo.

Ponte Metálica, a primeira ponte sobre o Rio Parnaíba - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
Ponte Metálica, a primeira ponte sobre o Rio Parnaíba

A ponte está inserida em um contexto de desenvolvimento regional, de alavancar o transporte ferroviário, que era o principal meio de transporte, em termo de velocidade, e isso vem primeiro que o próprio transporte rodoviário. Quando o Piauí estava com o desenvolvimento acontecendo, havia uma preocupação em ligar o Piauí e o Maranhão, pois a chegada das mercadorias era feita a partir de um transporte precário entre Timon e Teresina

Viviane Pedrazzanihistoriadora e doutora em Preservação do Patrimônio Cultural

A Ponte Metálica foi a primeira ponte construída sobre o Rio Parnaíba ligando o Piauí ao Maranhão, e surge juntamente com a Estação Ferroviária, que visava fazer a ligação desses dois estados e que também começou a ser construída em 1922. No final de 1938, houve a primeira passagem de um trem, em caráter experimental, chamado M1, fazendo o percurso de São Luis (MA) até a Estação Ferroviária de Teresina.

“Em 1926 a Estação foi inaugurada, mas a ponte demorou a ser construída, levando 17 anos para ser finalizada, sendo inaugurada em 1939. Inicialmente, a ideia era nomear a ponte em homenagem ao general Mendonça Lima, mas seu nome acabou sendo rejeitado, até porque o governador João Luis Ferreira morre em 1927 e, como ele havia se debruçado e alavancado essa construção, a ponte recebe seu nome, embora seja popularmente conhecida como Ponte Metálica, devido a essa característica do ferro”, cita a historiadora.

Em 2008 é feito o reconhecimento da Ponte Metálica como um Patrimônio Cultural Nacional, sendo inscrita nos livros do Tombo Histórico e do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O tombamento ocorreu, efetivamente, em 2011, com a chancela do Conselho Nacional de Cultura.

“Hoje, a Ponte Metálica é considerada um patrimônio que vai além do tombamento e do reconhecimento do estado, é um patrimônio afetivo de um monumento simbólico e representativo do Piauí. É um símbolo não só da nossa cidade, Teresina, mas pela paisagem que abarca o Estado do Piauí e o Maranhão, fazendo essa relação de afetividade, criando uma identidade visual com a cidade, de ligação de estados e de encontros. A ponte traduz tudo isso, não somente na sua estrutura material, mas pela imaterialidade afetiva que a compõe”, complementa a historiadora e doutora em Preservação do Patrimônio Cultural, Viviane Pedrazzani.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.