O Governo do Piauí convocará novos candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar para a realização da etapa equivalente ao Exame de Saúde e posterior ingresso no curso de formação de oficiais da PM. A medida consta na lei que foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles e publicada na edição desta quinta (23) do Diário Oficial do Estado.
A Lei nº 8.384 autoriza a convocação para o exame médico e odontológico do concurso da Polícia Militar para provimento no cargo de Oficial PM no posto inicial de 2º Tenente e regulamentar o posto de Aspirante a Oficial PM. Serão convocados os candidatos que tenha atingido a pontuação mínima exigida na prova escrita dissertativa conforme o edital do certame.
Somente serão convocados para realização da etapa seguinte do concurso, ou seja, o exame de aptidão física, aqueles candidatos que forem aprovados no exame de saúde (médico e odontológico). Os candidatos posicionados após as 40 vagas oferecidas passam a integrar cadastro reserva para ingresso no curso de formação de oficiais da PM desde que tenham pontuação igual ou superior a 60% da prova objetiva e a 50% do total de pontos de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos.
O texto com a lei nº 8.384 foi enviado pelo Governo ao Legislativo no último dia 13 de maio. O projeto de lei foi aprovado na quarta-feira (22). No início do ano, o governador Rafael Fonteles chegou a afirmar que o Piauí passaria a contar com um reforço de mais 4 mil policiais nas forças de segurança até 2026.
As etapas seguintes do concurso da Polícia Militar deverão ocorrer ao longo do segundo semestre deste ano.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.