Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí estabelece regras para preservação do Cânion do Poti e Serra de Santo Antônio

Chamados de “plano de manejo”, os documentos servem para uma melhor gestão dos espaços protegidos por lei.

12/07/2024 às 16h58

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), aprovou planos para cuidar melhor de dois parques estaduais: o Cânion do Rio Poti, localizado na cidade de Buriti dos Montes, e a Serra de Santo Antônio, em Campo Maior. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Piauí dessa quinta-feira (11).

Chamados de “plano de manejo”, os documentos servem para uma melhor gestão dos espaços protegidos por lei. Os textos são elaborados por técnicos especializados e a população para uma gestão eficiente dos espaços, promovendo a proteção e o uso sustentável desses espaços.

Cânion do Poti - (Divulgação/CCOM) Divulgação/CCOM
Cânion do Poti

José Neto, Auditor Fiscal Ambiental e Gerente de Áreas Protegidas, relatou que os documentos vão auxiliar no gerenciamento das unidades de conservação, com regras mais robustas para a continuidade da preservação, especialmente da biodiversidade dos locais.

“Ele é construído em várias fases e em todas essas fases a participação popular ela é fundamental. Existe um levantamento prévio feito por uma equipe especializada das principais informações sobre biodiversidade, histórico e cultural relacionados a essas áreas de conservação. Ao final de publicado a gente tem esse documento que vai ser fundamental para estabelecer regras, especialmente relacionados ao uso desses espaços”, disse José Neto.

Parques ambientais no Piauí

O parque Cânion do Rio Poti foi criado em outubro de 2017, tem uma área de 6.872 hectares e integra o bioma Caatinga. A região é marcada por cânions e vestígios arqueológicos paleontológicos.

Já o Parque da Serra de Santo Antônio foi criado em julho de 2019, é caracterizado por um passeio ecoturístico na serra, com 1.840 degraus e 402 metros de altitude. No pico da serra há uma cruz, onde é realizada missa uma vez ao ano. O local também é frequentado por ciclistas e aventureiros que fazem escalada e rapel.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do Governo do Piauí