O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira (1º), a expansão do Programa Piauí Saúde Digital, que aproxima a população em serviços de teleconsultas e telediagnósticos. A solenidade de anúncio foi realizada no Palácio de Karnak, sede do Poder Executivo estadual. Confira como ter acesso ao aplicativo no final da matéria.
LEIA TAMBÉM
Ao todo, 222 municípios piauienses, o que equivale a 99,1% da população, terão agora a disponibilidade de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária e sua interação com os demais níveis. Apenas as cidades de Teresina e Parnaíba não aderiram ao programa.
Para o governador, o programa vai possibilitar uma proximidade melhor da população com os serviços e atendimentos de saúde, independentemente da especialidade escolhida pelo cidadão. "Isso permite que o cidadão, de onde quer que ele esteja, não interessa se é em uma comunidade indígena, que ele possa ter o médico, se for o clínico geral, 24 horas por dia, os sete dias da semana", disse.
Na ocasião, foi anunciado ainda um mutirão de cirurgias e cataratas. A meta, segundo o governo, é realizar 28.364 cirurgias e 35.454 consultas até o fim de 2024, contemplando os 224 municípios.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo, explica que o Programa Saúde Digital já foi implantado nos Territórios dos Cocais e do Vale do Itaim.
“A partir do dia 2 de abril será no Território do Vale das Mangabeiras, na região de Bom Jesus e Corrente, no sul do estado. Quanto ao Mutirão de Catarata, todo o programa está sendo realizado em estabelecimentos em hospitais da Secretaria de Saúde. Já foram executados mais de 1700 procedimentos nos municípios de Bom Jesus e Corrente. Agora o próximo território é na região de Uruçui”, argumenta o gestor.
Acesso ao aplicativo: Android (clique aqui) e IOS (clique aqui)