O Governo do Piauí assinou, em parceria com a empresa Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, um contrato de investimentos orçado em mais de R$ 20 milhões para fomento de projetos inovadores e startups no Estado. O documento foi assinado durante o Finep Day, realizado nesta sexta-feira (1) no Hotel Blue Tree Towers, zona Leste de Teresina.
LEIA TAMBÉM
Os recursos serão destinados para alguns órgãos estaduais que trabalham diretamente com o setor tecnológico, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), Empresa de Tecnologia da Informação (Etipi), Invest Piauí e Piauí Fomento. Segundo o governador Rafael Fonteles, o objetivo dos recursos é impulsionar o crescimento de inovações e produtos tecnológicos no Estado.
“Estamos aqui no Piauí com um projeto ousado de fomentar o ecossistema de inovação no Estado. Já tentando sensibilizar desde os alunos no Ensino Médio, nas escolas públicas, fomentando as startups e as médias e grandes empresas. É um evento para falar à comunidade empreendedora e acadêmica que trabalham com o tema e divulgar as diversas oportunidades”, disse Rafael Fonteles.
Fonteles destacou, ainda, que a meta é impulsionar a capital e as demais cidades do interior para um alavancar tecnológico e, assim, tornar a região referência no assunto.
O presidente da Finep, Celso Pansera, ressaltou que a destinação de recursos para o setor tecnológico piauiense é uma meta do Governo Federal.
“É um recurso que vem para o Estado, não precisa devolver para o Finep, pois é do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a cidade inteligente, universidade e startups. São projetos do Governo Federal para modernizar a economia”, argumentou.
O presidente destacou ainda que a Finep está de portas abertas para auxiliar as empresas piauienses que desejam fazer empréstimos para modernizarem suas empresas. “As empresas aqui do Estado buscam recursos nosso e modernizem seus produtos, serviços e/ou sistemas. Enquanto o governador toma a frente desse processo, a gente faz questão de estarmos presentes, pois existe uma liderança local buscando modernizar a economia”, finalizou.