Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após vetar projeto, Dr. Pessoa se reúne com carroceiros e diz: “são exemplo para todos nós”

Durante o encontro o prefeito chegou a sentar em uma carroça e tirar fotos com crianças que estavam no local.

07/07/2024 às 15h32

O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniu na manhã deste domingo (07) com carroceiros que trabalham em Teresina e demonstrou apoio aos profissionais que atuam na coleta de lixo e resíduos na capital. O encontro ocorre na mesma semana que o gestor encaminhou para a Câmara Municipal de Teresina o veto ao projeto de lei que pode colocar fim às carroças e ao uso de animais para tração na cidade. Durante o encontro o prefeito chegou a sentar em uma carroça e tirar fotos com crianças que estavam no local.

Pelas redes sociais o prefeito comentou o encontro com os trabalhadores.

“Reunião com meus amigos carroceiros, uma categoria que tanto faz por nossa cidade. Fui recebido com alegria por essas pessoas fortes e guerreiras, que são exemplo pra todos nós”

Dr. PessoaPrefeito de Teresina
Dr. PEssoa ao lado de crianças filhos de carroceiros - (Reprodução Redes Sociais) Reprodução Redes Sociais
Dr. PEssoa ao lado de crianças filhos de carroceiros

Como informado na última terça, a Prefeitura de Teresina vetou o projeto de lei que proibiu o uso de cavalos para tração em carroças de Teresina. O texto do veto chegou ao legislativo na última quarta. Caso os vereadores decidam derrubar o veto de Dr. Pessoa, a gestão irá acionar a justiça para manter a decisão.

O projeto aprovado no legislativo, de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), pretende implantar um programa de redução gradativa do uso de animais em carroças na capital, além de propor a inserção social dos carroceiros. A proposta é que se utilizem outros instrumentos para a tração das carroças, como o "cavalo de lata", motocicleta acoplada com uma caçamba ou bicicletas motorizadas.

Pelo regimento da Câmara, para que o veto seja derrubado, será necessário o apoio de 15 vereadores. Hoje, a oposição conta com aproximadamente 20 parlamentares, porém há um grupo que, mesmo não apoiando o prefeito, deve ser favorável ao veto do Dr. Pessoa, o que pode pôr fim ao projeto.

No veto encaminhado ao legislativo, a Prefeitura alega que o projeto de lei “não permite, na prática, eficácia e efetividade em assegurar o sustento e transição destes trabalhadores” e aponta “sério risco de desamparo e desemprego para os condutores de Veículos de Tração Animal”. A expectativa é que apenas em agosto o veto seja votado na Câmara.