O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou o nome do poeta Torquato Neto para a denominação do museu da imagem e do som de Teresina. A nomeação virou alvo de polêmica após vereadores de Teresina aprovarem a nomeação do ex-prefeito da capital, Firmino Filho, para o local. A gestão atual vetou a homenagem a Firmino e os parlamentares decidiram manter o veto. A sanção de Dr. Pessoa foi publicada no diário oficial do município publicado na noite da última segunda (24).
LEIA TAMBÉM
O local, que também já foi a Câmara Municipal de Teresina, teve as obras iniciadas ainda em 2016. O museu terá espaços para salas de projeção, atividades culturais, lojas, biblioteca, restaurante, auditório, cafeteria e salão externo. O projeto conta também com salas especiais para a edição de vídeo, gravação de som, triagem, revisão de filmes, digitalização e fotografia. Recentemente o museu teve equipamentos furtados e destruídos.
O prédio do Museu da Imagem e do Som está atualmente sob administração da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro. A obra, que se arrastava desde 2016, foi concluída pela atual gestão em dois anos. Foram investidos mais de R$8 milhões na parte estrutural do MIS. Tanto a SAAD Centro, quanto a Secretaria de Planejamento (SEMPLAN) estão atualmente no processo de licitação para adquirir o mobiliário e planejar a museologia para que toda a estrutura possa ser entregue pronta para o uso do teresinense.
De acordo com a Saad Centro o processo de aquisição do acervo Torquato Neto está em trâmite, juntamente com a consultoria para sua instalação, visando a museologia e o mobiliário necessários.