As mudanças anunciadas pelo prefeito Silvio Mendes para o trânsito de Teresina começaram a valer a partir desta quinta-feira (02). A Prefeitura está editando o decreto, que deve ser publicado até amanhã (03). A partir de hoje, as faixas exclusivas de ônibus estão liberadas para motociclistas na capital. O superintendente da Strans, Carlos Daniel, explica que essa liberação só vale para motociclistas e para carros que vão fazer a conversão à direita.
“Essa medida é para tentar reduzir os acidentes com motos na nossa cidade. No caso de quem dirige carro, a faixa exclusiva não está liberada. Só se o motorista for fazer uma conversão para a direita. Aí sim ele pode adentrar a faixa no último quarteirão antes de dobrar. E para os motoristas e motociclistas de aplicativo, essa liberação aguarda uma regulamentação para que estes veículos sejam identificados para circular nestes locais”, explica Carlos Daniel.
Além da liberação da faixa exclusiva, alguns cruzamentos passam a ter semáforo piscante a partir das 23h, ou seja, o sinal ficará piscando no amarelo sinalizando que o condutor pode passar sem parar. No entanto, ele deve ter atenção ao atravessar o cruzamento e a parada é obrigatória caso venha outro veículo.
Vale ressaltar que o semáforo piscante não será adotado em vias onde há intensa circulação de veículos durante a noite tais como os cruzamentos das avenidas Homero Castelo Branco com Jóquei Clube, com a Dom Severino e com a Lindolfo Monteiro, e no cruzamento das Avenidas Nossa Senhora de Fátima com Jóquei Clube, Dom Severino e Lindolfo Monteiro.
Para os ciclistas também haverá mudança a partir de hoje (02). É que a partir das 21h, será permitido aos condutores estacionar seus veículos nas ciclofaixas. A medida foi adotada, segundo explica Carlos Daniel, porque a partir deste horário há pouco ou quase nenhum ciclista utilizando estas faixas na capital em determinados trechos.
Transporte público
Uma das prioridades elencadas por Silvio Mendes para sua gestão foi o transporte público. No momento, Teresina tem 246 veículos circulando e a eles devem ser acrescidos mais carros, segundo informou o superintendente da Strans. Onde só há um ônibus rodando em determinada linha, essa linha deve ganhar mais um veículo.
A Prefeitura também estuda melhorias nas paradas de ônibus da capital com a revitalização e a modernização das estações. Quanto ao sistema de integração, a Strans faz um estudo para encontrar as melhores formas de modernizá-lo. A ideia, segundo Carlos Daniel, é tornar o transporte público mais acessível.
“É um sistema que existe há mais de 12 anos e que precisa ser modernizado. O que vamos tentar fazer é aproximar o transporte público da população, tornar ele mais acessível ao cidadão o mais perto possível de sua casa”, finaliza o superintendente da Strans.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.