Uma câmera de segurança flagrou, na tarde desta quinta-feira (14), a atuação de lanceiros no Centro de Teresina, próximo a rua Firmino Pires. As imagens mostram os indivíduos, homens e mulheres, andando em grupo e abordando uma mulher à luz do dia. O caso aconteceu às 12h12 na frente de uma loja de variedades. Cercada por todos os lados, a mulher tem vários objetos furtados, entre eles, um colar.
Lanceiros são pessoas que cometem roubos e furtos se aproveitando de momentos de descuido das vítimas. Os famosos “batedores de carteira” parecem se multiplicar pelo Centro de Teresina nesta época do ano.
Outro vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira mostra como funciona a abordagem desses criminosos. Eles decidem quem irão furtar, abordam a vítima e levam as compras. As vítimas, geralmente, são mulheres e idosas que mal conseguem entender o que está acontecendo.
Na Praça da Bandeira, os criminosos circulam livremente entre carros e motocicletas. Nas imagens compartilhadas, que duram pouco mais de um minuto, não é possível ver policiais e nem viaturas. (Confira o vídeo a seguir).
Em conversa com a reportagem de O Dia, o agente de Polícia Civil, Nonato Martins, diz que o lanceiro se tornou uma espécie de "profissão" que passa de mãe para filha.“É como se fosse passando de pai para filho, de filho para neto. A gente coloca os mais velhos na cadeia e vem os mais novos. Tem uma safra nova de lanceiros ultimamente no Centro que está demais. Roubando o tempo todo".
Ainda segundo o policial, os lanceiros costumam se concentrar no trecho que vai da Praça Saraiva até o Mercado Velho, preferindo locais de aglomeração perto de bancos e paradas de ônibus.
“Eles observam as oportunidades que as pessoas dão. Um chega e dá um empurrão para as lanceiras meterem a mão na bolsa e levar o que tem dentro. Porque andam sempre dois homens e uma mulher? Porque eles dão cobertura se alguém perceber e vir para cima”, explica o agente Nonato.
O que fazer para não ser vítima de lanceiros no Centro de Teresina?
A dica é simples: não deixe à mostra aquilo que tem. Se os lanceiros virem algum objeto de valor sendo guardado ou na mão, eles vão dar um jeito de abordar. A seguir, confira outras orientações:
- Leve o mínimo necessário: se você vai voltar para casa com mais sacolas, o ideal é levar o mínimo de coisas possíveis para as compras no Centro. Quanto menos objetos à mão, melhor, ainda mais se eles forem de valor.
- Tenha cuidado com a bolsa, carteira e celular: mantenha sempre esses objetos sob suas vistas e ao alcance de um toque. O ideal é que mochilas fiquem viradas para frente e as bolsas laterais permaneçam sempre debaixo do braço, mais voltadas para a frente do corpo. Evite colocar objetos de valor nos bolsos traseiros e nos bolsos laterais da calça ou short.
- Cuidado ao estacionar seu veículo: observe sempre as redondezas na hora de descer do carro e prefira locais mais movimentados e não tão afastados do Centro. Evite também deixar objetos de valor dentro do carro ou moto, principalmente se esses objetos ficarem à mostra em cima dos bancos.