Marcas Inesquecíveis 2023
WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Entenda a importância da regionalização na estratégia de marketing

Fazer uma comunicação direcionada e personalizada é essencial para atrair e manter a atenção e fidelidade dos consumidores.

25/10/2023 às 10h28

25/10/2023 às 10h28

O Dia TV

Em um cenário de mercado empresarial cada vez mais competitivo, uma comunicação direcionada para as diferentes regiões do Brasil pode gerar maior engajamento e conexão com a marca. Durante a 1ª edição do Summit, promovido pelo Sistema O DIA de Comunicação e realizada no Marcas Inesquecíveis 2023, os diretores da agência Ideia 3, Diego Meneses e Hanne Rischard, compartilharam suas perspectivas sobre a importância da regionalização nas estratégias de marketing. 

Qual a importância da regionalização na estratégia de marketing? - (Reprodução/ Blog Ideal Marketing ) Reprodução/ Blog Ideal Marketing
Qual a importância da regionalização na estratégia de marketing?

Segundo os especialistas, os consumidores se sentem mais valorizados quando percebem que a comunicação foi pensada especialmente para eles. “As empresas precisam ser relevantes para seu público-alvo, especialmente em um mercado competitivo. A estratégia de marketing deve estar centrada no consumidor, levando em consideração seus interesses e perfil”, destacou Hanne Rischard.

 Hanne Rischard fala sobre importância da comunicação personalizada - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Hanne Rischard fala sobre importância da comunicação personalizada

A Ideia 3 é uma agência de comunicação integrada que atua em parceria com diversas empresas, como o Grupo Boticário. Durante a palestra, os diretores da agência ressaltaram o impacto positivo do marketing voltado para a região nordeste em uma campanha feita pela empresa. 

“A regionalização não se limita a adaptar campanhas, mas também se estende à valorização da cultura e das características de cada localidade. Nós nos dedicamos a compreender os detalhes, como sotaques, signos e linguagens, para garantir uma conexão genuína com o público em diferentes regiões”.


Diego MenesesDiretor da Ideia 3

Diego Meneses aponta que a estratégia de marketing da empresa é baseada em três pilares: a regionalização, a performance e a descentralização. “A descentralização é voltada para a capacitação dos franqueados, que devem construir equipes de marketing locais, permitindo uma atuação conjunta. Já a regionalização é como um filtro que deve polir as estratégias nacionais, evitar ofensas culturais e fortalecer o relacionamento entre as marcas e seu público”, disse.

Sendo assim, fazer uma comunicação direcionada e personalizada é essencial para atrair e manter a atenção dos consumidores. Os impactos dessa estratégia vão desde o aumento das vendas à fidelização do público, que passa a se identificar com a marca.

Vale ressaltar que para utilizar as estratégias de marketing regionalizado, é preciso observar a área de atuação da empresa; o produto ou serviço comercializado; as necessidades do público e qual a intenção da marca.

Marketing regionalizado no digital

No cenário do marketing digital, o conceito de marketing regionalizado é entendido como a estratégia de trabalhar com palavras-chave e otimização para mecanismos de busca (SEO) regionalizados, que incorporam informações geográficas específicas.

Marketing regionalizado no digital depende de estratégias de SEO - (Pexels) Pexels
Marketing regionalizado no digital depende de estratégias de SEO

No entanto, o marketing regionalizado na internet não se limita ao SEO. Em plataformas de redes sociais e anúncios, é possível definir com precisão a localização dos usuários que serão atingidos pelos seus anúncios. Essa segmentação geográfica torna as campanhas e anúncios mais assertivos, evitando o desperdício de tempo e recursos com públicos que não têm interesse em sua oferta.

Nesse cenário altamente dinâmico do marketing digital, a regionalização se torna uma ferramenta poderosa para garantir que seus esforços de marketing alcancem o público certo, no lugar certo, e no momento certo. 

VOLTAR AO Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo