Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Censo 2022: Lagoinha do Piauí é escolhida para teste de coleta do IBGE

O teste se estenderá entre os meses de novembro e dezembro deste ano

04/11/2021 11:55

A cidade de Lagoinha do Piauí, localizada a 90 Km ao Sul de Teresina, recebe, a partir desta quinta-feira (04) técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que irão visitar as residências para realizar entrevistas. A ação faz parte de um teste de coleta do Censo Demográfico 2022 no Piauí. Todos os outros estados do Brasil também estão realizando os testes em seus territórios. 

“O teste é um exercício para as atividades do Censo que serão realizadas em 2022, possibilitando ao corpo técnico do IBGE a prática das atividades de coleta, manuseio dos equipamentos, aplicabilidade dos sistemas gerenciais, análise dos relatórios, logística dos transportes, entre outros procedimentos”, explica o coordenador operacional do Censo no Piauí, Ranieri Leite.

(Fotos: Divulgação IBGE/PI)

O teste se estenderá entre os meses de novembro e dezembro deste ano. A expectativa é que a coleta de dados nos domicílios seja concluída em cerca de duas semanas e o restante do período seja utilizado para procedimentos de supervisão e avaliação de qualidade. Nove recenseadores irão percorrer toda a zona urbana e rural do município, que possui cerca de 67 km2 de extensão.

Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores são confidenciais e o sigilo dos dados individuais é garantido pela Lei nº 5.534/68.

Lagoinha do Piauí é uma das menores cidades do Piauí em quantidade de população – tinha 2.656 habitantes no último Censo, em 2010. Na época, havia 775 domicílios no município. Mesmo passando pelo teste, Lagoinha do Piauí será novamente recenseada durante o Censo Demográfico 2022, que está previsto para ocorrer entre os meses de junho e agosto do próximo ano.

Os profissionais envolvidos na coleta de dados usam máscaras e protetores faciais, respeitando os protocolos de segurança contra a pandemia. Dados do Governo do Piauí indicam que quase 80% da população lagoinense já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 55% dos moradores já estão completamente imunizados.

Como verificar a identidade dos recenseadores

Os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles utilizam um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) de cor azul, semelhante a um smartphone, para coleta das informações.

Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181, que funciona das 8h às 18h, todos os dias.

Teste nacional para o Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) escolheu municípios, bairros, distritos ou comunidades nas 27 unidades da Federação, que serão percorridos por cerca de 250 recenseadores. Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde os sistemas e equipamentos de coleta até o treinamento dos recenseadores, além da pesquisa sobre as características do entorno dos domicílios e o modelo misto de entrevistas (presencial, pela internet ou por telefone).

Quilombolas e indígenas

A previsão é que, a partir de 25 deste mês, os testes do Censo 2022 cheguem às terras indígenas e aos territórios quilombolas. No Rio de Janeiro, essas visitas ocorrerão em Angra dos Reis e Paraty, onde serão testados protocolos sanitários de segurança, normas de abordagem e o questionário específico para essas populações.

Inovações tecnológicas

Segundo o IBGE, a operação censitária de 2022 será totalmente informatizada. Além dos novos dispositivos móveis para a coleta (DMC) de dados, bem mais modernos que os de 2010, o IBGE passou a utilizar “nuvens” na internet, para o suporte de comunicações e tráfego de dados, e novos Data Centers com alto desempenho.

Além disso, serão utilizados formulários na web para que os moradores respondam ao Censo pela internet, se desejarem, bem como uma central de atendimento por telefone para apoiar toda a operação, com capacidade para atender os moradores que optarem por entrevistas telefônicas.

“Toda a comunicação digital do Censo 2022 contará com links de acesso protegidos contra possíveis ataques de negação de serviço (DoS Attacks), utilizando fibra ótica com redundância entre os Data Centers. Na coleta e supervisão, temos uma infraestrutura com minimodem 3G/4G, antenas de satélite (VSAT em banda KA e BGAN) e conexões banda larga fixa com a internet (ADSL, Fibra, Cable Modem etc.)”, informou o IBGE.

Os arquivos digitais que serão embarcados nos DMCs fornecem aos recenseadores as principais informações sobre os setores censitários que serão visitados. Esses arquivos estão armazenados na nuvem privada do IBGE e, também, em nuvem pública.

Novidades do Censo 2022 em relação a 2010

- Gerenciamento digital dos resultados da coleta de dados em tempo real, permitindo correções de eventuais erros operacionais;

- Gerenciamento digital, em tempo real, dos deslocamentos dos recenseadores em todo território nacional;

- Digitalização de todo o processo de contratação e gerenciamento dos servidores temporários, eliminando o uso do papel;

- Armazenamento em nuvem privada e pública dos arquivos digitais, agilizando a rotina diária dos mais de 180 mil recenseadores, que envolve o download das informações dos setores censitários e o upload dos questionários respondidos;

- Dispositivos Móveis de Coleta (DMC) de última geração, com minimodem 3G/4G e aplicativos atualizados, que se conectam à rede de comunicação do IBGE e possibilitam a transmissão dos dados coletados de forma criptografada e segura;

- Proteção contra possíveis ataques de negação de serviço (DoS Attacks), utilizando fibra ótica com redundância para toda a comunicação entre os Data Centers;

- Novo cluster de banco de dados de alta performance, para organização, análise, compartilhamento e monitoramento das operações. Maior velocidade de processamento das aplicações hospedadas no Data Center, permitindo a utilização de soluções mais estáveis, seguras e com mais desempenho;

- Aumento da capacidade de conexão do IBGE com os recenseadores, por meio de antenas de satélite (VSAT em banda KA e BGAN) e conexões banda larga fixa com a Internet (ADSL, Fibra, Cable Modem etc.) disponível nos DMCs e Data Centers do Instituto, diminuindo o risco de sobrecargas.

Fonte: Com informações de Agência Brasil e IBGE-PI
Mais sobre: