Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bolsa Família será bloqueado se CPF de beneficiário estiver irregular; entenda

Caso o beneficiário não regularize a situação em seis meses, o benefício será cancelado

04/01/2024 às 11h18

O pagamento do Bolsa Família poderá ser bloqueado caso o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e no CadÚnico (Cadastro Único) do beneficiário esteja com irregularidades. A determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social começa a valer a partir de janeiro. 

Conforme a Instrução Normativa 33/2023, de 11 de dezembro, caso o beneficiário não regularize a situação em seis meses, o benefício será cancelado. Segundo o órgão, a medida visa evitar fraudes no benefício.

O bloqueio do Bolsa Família poderá acontecer caso o CPF do beneficiário esteja suspenso, cancelado ou com advertência na Receita Federal, ou ainda se houver alguma inconsistência de dados no CadÚnico

Pagamento do Bolsa Família poderá ser bloqueado caso o CPF esteja irregular - (Reprodução/Governo Federal) Reprodução/Governo Federal
Pagamento do Bolsa Família poderá ser bloqueado caso o CPF esteja irregular

Como regularizar o CPF e CadÚnico

Quanto a pendência de CPF no CadÚnico, os beneficiários devem verificar a situação na Receita Federal e, se necessário, regularizá-la. Após isso, também será necessário atualizar o CadÚnico parar voltar a receber o benefício.

Como consultar a situação do CPF:

  • Acesse o site da Receita Federal
  • Clique em "Consultar CPF"
  • Insira o número do documento e a data de nascimento do titular
  • Clique em "Consultar" e acesso o comprovante gerado.
  • Se houver pendências, clique em "Meu CPF" e "Atualizar CPF"
  • Em seguida, clique em "Regularizar CPF".

Caso não seja possível resolver a situação de forma online, o beneficiário do Bolsa Família deverá agendar o atendimento presencial junto ao órgão.

As famílias que tiveres seus benefícios bloqueados serão comunicadas pelo aplicativo da Caixa ou por meio de extrato bancário. Após regularizarem a situação junto à Receita Federal, os beneficiários devem buscar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para fazer a atualização do cadastro.