Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuvas de grande volume podem atingir Rio Grande do Sul nessa semana

De acordo com a previsão, os volumes acumulados poderão atingir a marca de 120 milímetros

10/06/2024 às 10h20

Novas chuvas estão previstas para acontecer no Rio Grande do Sul entre a próxima sexta-feira (14) e a segunda da semana seguinte (17), conforme divulgado pela Defesa Civil nesse domingo (9). Uma frente fria está sendo monitorada pela Sala de Situação do estado.

De acordo com a previsão, os volumes acumulados poderão atingir a marca de 120 milímetros com mínima de 50mm nas regiões das Missões, centro e noroeste gaúchos. Já em Porto Alegre e na região metropolitana, nos Vales e Serra, a previsão é de volume menor: entre 45 e 75 mm. “Ainda permanece a condição de novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que deve fazer com que frentes frias e instabilidades fiquem atuando no sul do país. A Sala de Situação do Estado seguirá monitorando e realizando atualizações das condições hidrometeorológicas para o período”, informa a Defesa Civil.

Chuvas de grande volume podem atingir Rio Grande do Sul nessa semana - (Frame/TV Brasil) Frame/TV Brasil
Chuvas de grande volume podem atingir Rio Grande do Sul nessa semana

No dia 23 de maio foi um dia de fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre já estava alguns dias sem registro de chuvas e agora recebeu precipitações prolongadas causando alagamentos de ruas e avenidas no centro-sul da capital.

Após as grandes enchentes no início do mês, Porto Alegre que já estava se recuperando das águas, voltou a ficar inundada e muitas pessoas tiveram de deixar suas casas. Um relatório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) da cidade, explica que os alagamentos estão acontecendo por conta da falta de drenagem em algumas áreas causada pelo acúmulo de lixo. "Como o nível destes arroios está elevado, as águas da chuva não têm para onde escoar. Por isso, acabam retornando pelas bocas-de-lobo", informou o órgão, em postagens nas redes sociais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sugere que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. "Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia", acrescenta o instituto. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral