Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Como fazer um cronograma de estudos?

Em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de informações, organizar-se para adquirir novos conhecimentos pode parecer uma tarefa desafiadora.

27/06/2023 às 12h49

26/09/2023 às 05h16

No entanto, com o planejamento adequado, é possível otimizar seu tempo de estudo e absorver melhor os conteúdos. Por isso, a importância de saber "Como fazer um cronograma de estudos?".

Neste artigo, discutiremos as etapas cruciais para a criação de um cronograma de estudos eficaz que atenda às suas necessidades individuais, ajudando a maximizar sua produtividade e a alcançar seus objetivos acadêmicos.

Seja você um estudante do ensino médio, um universitário ou um profissional buscando se atualizar, um bom cronograma de estudos pode ser a chave para o seu sucesso. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa!

Como fazer um cronograma de estudos?

Existem diversas dicas de como criar cronograma online e melhorar ainda mais a sua gestão de tempo e contribuir para os seus estudos.

Mas, dentre as nossas principais dicas para fazer o seu cronograma de estudos, podemos mencionar as seguintes mais eficazes:

1. Cronograma de Estudos e a técnica SMART

Uma das maneiras mais eficazes para criar um cronograma de estudos é por intermédio da técnica chamada "SMART".

Em suma, nada mais é que o conjunto de práticas e diretrizes que são úteis, as quais é preciso seguir no momento de planejar em como irá alcançar o seu objetivo.

Fora isso, "SMART" é um acrônimo para: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-based, que quer dizer:

  • Specifics: "específico", isto é, aquilo que é claro e objetivo;
  • Measurable: "mensurável", que quer dizer a necessidade de incluir no cronograma apenas aquilo que for palpável;
  • Attainable: "alcançável", isto é, evoca a necessidade de incluir coisas das quais é possível controlar;
  • Relevant: "relevante", que é o mesmo que dizer sobre a importância em priorizar apenas aquilo que de fato for pertinente;
  • Time-based: "temporal". Nesse caso, quer dizer sobre a importância em estruturar o seu cronograma de acordo com o tempo que tem disponível.

No entanto, tenha em mente que essas práticas servem apenas como uma orientação do planejamento que está criando.

Ou seja, elas não são regras das quais é preciso de forma intransigente e inexorável. O intuito é apenas salientar certos pontos e costumes que com certeza irão facilitar para alcançar os resultados que almeja.

2. Tenha uma agenda ou calendário com seu cronograma de estudos

Outra dica é que você tenha algum local que seja de fácil acesso, para poder anotar todo o seu cronograma.

Mas, nesse caso, não necessariamente precisa ser algo muito elaborado. Uma agenda simples, bullet journal, calendário ou uma folha sulfite já pode ser o suficiente.

Além do mais, você ainda pode se utilizar da tecnologia e aproveitar funções de aplicativos de organização, como o próprio Google Agenda.

No que se refere à educação, é sempre necessário ter em mãos um espaço, com separação de dias e horário de cada semana e mês.

Ao fazer isso, você poderá ter uma visão mais ampla e clara a respeito da quantidade de tempo diário ou semanal que terá para se dedicar a uma determinada tarefa.

Fora isso, também será possível visualizar os melhores dias e horários para fazer tudo aquilo que for necessário.

3. Elenque todas as atividades

Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é escrever todas as atividades que você precisa fazer em uma lista, até mesmo para evitar esquecimentos.

Feito isso, basta colocar todas elas em um cronograma, mas respeitando o dia e horário que deve fazer cada uma delas.

Mas, durante essa etapa, tenha o cuidado de colocar todas as atividades que são obrigatórias, com seus respectivos horários fixos, bem como:

  • Treino de esportes;
  • Aulas ao vivo;
  • Cursos;
  • Grupo de estudo;
  • Atividade extracurricular etc.
Mais sobre: