Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo lança sistema de acompanhamento e combate à violência nas escolas

O SNAVE realizará estudos, levantamentos e mapeamentos de ocorrências de violência escolar.

27/04/2024 às 12h45

27/04/2024 às 12h45

As escolas em todo o país contam agora com uma nova ferramenta para fortalecer as ações de prevenção e resposta à violência no ambiente educacional. O Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE) foi instituído pelo Decreto Nº 12.006, publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (24).

Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelos ministros dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e da Educação, Camilo Santana, e pelo secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, o texto estabelece que o SNAVE realizará estudos, levantamentos e mapeamentos de ocorrências de violência escolar. Além disso, vai sistematizar e divulgar medidas eficazes de gestão para combater esse problema.

Governo lança sistema de acompanhamento e combate à violência nas escolas - (Fernando Frazão/Agência Brasil) Fernando Frazão/Agência Brasil
Governo lança sistema de acompanhamento e combate à violência nas escolas

O sistema também promoverá programas educacionais e sociais voltados para a formação de uma cultura de paz, além de oferecer assessoramento às escolas consideradas mais vulneráveis à violência. Haverá apoio psicossocial para membros da comunidade escolar que tenham sido vítimas de violência no ambiente escolar ou ao seu redor.

O SNAVE será implementado por meio de uma ampla articulação com estados, municípios e o Distrito Federal, integrando equipes dos Ministérios da Educação, da Justiça e Segurança Pública, e dos Direitos Humanos e da Cidadania. O objetivo é apoiar as demais pastas na articulação de ações relacionadas às políticas de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Entre as ações previstas no decreto estão o desenvolvimento de protocolos preventivos e a capacitação de profissionais de educação para lidar com emergências. Serão oferecidas orientações às escolas para identificação e monitoramento de ameaças, além do fortalecimento de rondas especializadas para prevenir e responder à violência. O recebimento de denúncias ou alertas sobre violência escolar poderá ser feito por meio de um número de telefone de acesso gratuito de serviços de emergência e segurança pública.

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.