Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quaresma: conheça o significado e os ritos desse período

O período de 40 dias se encerra no Domingo de Ramos, data celebrada este ano no dia 24 de março.

16/02/2024 às 08h46

Iniciou, na última quarta-feira (14), um dos períodos mais importantes para a fé cristã: a quaresma. A quaresma é um período do calendário litúrgico do cristianismo que serve como antecipação e preparação para a Páscoa. É comum que, nesse período, cristãos, em especial os católicos, realizem penitências, façam jejum ou participem de obras de caridade. O período de 40 dias se encerra no Domingo de Ramos, data celebrada este ano no dia 24 de março.

A quaresma é um período do calendário litúrgico do cristianismo - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
A quaresma é um período do calendário litúrgico do cristianismo

Em entrevista ao O DIA, o Padre José Neri, vigário da Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores, em Teresina, explicou o significado desse tempo litúrgico para os católicos. "Para nós cristãos, católicos, apostólicos e romanos, este período é como um grande retiro em preparação para a Páscoa do Senhor. É um tempo de mortificação, santificação, abstinência de carne, jejum e, sobretudo, oração”.

Um dos rituais mais importantes do período é a abstinência de carne. Por isso, fiéis de todo o mundo evitam comer esse tipo de proteína e passam a consumir mais carne branca, como o peixe. Segundo o padre José Neri, essa abstinência tem um significado muito importante dentro do catolicismo. "Quando nos abstemos da carne, reservamos o que iríamos gastar para o exercício da caridade. É um convite para jejuarmos e nos privarmos de certas coisas em favor dos necessitados”, diz o Padre José.

Padré José Neri - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Padré José Neri

No Brasil, além da quarta-feira de cinzas e da sexta-feira da paixão, todas as quartas-feiras e sextas-feiras da Quaresma são marcadas pela abstinência e pelo jejum. São nesses dias que os fiéis optam por deixar a carne vermelha de lado.

"É um sinal de adesão ao projeto de Deus e um momento de reflexão e introspecção"

Padre José Nerivigário da Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores

Quaresma é marcada pela a abstinência de carne, jejum e oração

Além de ser um momento marcado pelo jejum e oração àqueles que são adeptos, a Quaresma também é voltada para reflexão de introspecção. "A Quaresma nos convida a preparar nossa casa e nosso coração, para um encontro pessoal com os irmãos e com Cristo. É um período propício para nos lançarmos verdadeiramente no mistério da fé", destaca.

Com o calendário de celebrações divulgado pela Arquidiocese, os fiéis podem participar ativamente das diversas atividades religiosas que marcam esse tempo especial de preparação e renovação espiritual