A companhia Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão de voos para nove bases localizadas em quatro estados do Nordeste, incluindo o Piauí. No estado, os voos serão suspensos para as bases de Parnaíba e São Raimundo Nonato. Conforme as informações, os voos serão descontinuados a partir do dia 10 de março deste ano.
Por meio de nota, a companhia aérea justificou a descontinuidade nas rotas em razão dos altos custos operacionais da aviação, impactos pela crise global na cadeia de suprimentos e ainda a alta do dólar. Além disso, a empresa destacou ainda que todas essas adversidades somadas a disponibilidade de frota e ajuste de oferta e demanda também foram preponderantes para a decisão.
LEIA TAMBÉM
As suspensões serão para nove bases da companhia, entre próprias e da subsidiária sub-regional Azul Conecta nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.
No Piauí, os voos da Azul Conecta em Parnaíba serão encerrados, mas a conexão com Belo Horizonte/MG (Confins) será mantida. Já em São Raimundo Nonato, a rota para Recife/PE será descontinuada. Isso afetará, principalmente, a porta de entrada para a região da Serra da Capivara, rica em histórias e saberes sobre os primeiros passos do ser humano na terra.
Confira as regiões afetadas:
- Ceará: Sobral, São Benedito, Crateús e Iguatu (Azul Conecta)
- Piauí: Parnaíba (Conecta) e São Raimundo Nonato (Azul)
- Maranhão: São Luís e Barreirinhas (Conecta)
- Rio Grande do Norte: Mossoró (Azul)
Ainda ao justificar a descontinuidade nas rotas, a Azul Linhas Aéreas explicou que “está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional”.
Clientes afetados
A Azul ressaltou que os clientes afetados pelas mudanças receberão toda a assistência necessária, conforme as normas da resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.
Para mais informações e detalhamentos das ações, a companhia destacou que os clientes podem entrar em contato através dos canais oficiais da Azul.
Reação de políticos
A decisão da empresa Azul Linhas Aéreas provocou reações de políticos piauienses, especialmente os da bancada federal. O deputado federal Castro Neto (PSD), por meio de suas redes sociais, publicou um vídeo tecendo críticas a decisão da companhia aérea, especialmente no impacto da medida para o turismo da região da Serra da Capivara.
“A suspensão das operações da empresa aérea atinge diretamente a atividade turística no estado e dificulta o acesso à Serra da Capivara, um dos maiores patrimônios arqueológicos do mundo, bem como a Parnaíba, destino pertencente à Rota das Emoções. Estamos entrando em contato com a diretoria da Azul e juntaremos esforços da bancada federal de deputados e senadores, além do governador Rafael Fonteles, para dialogarmos com a companhia e evitar que o Piauí amargue prejuízos”, disse.
Margarete Coelho, ex-vice-governadora e ex-deputada federal, também se manifestou nas redes sociais. Ela argumentou que o cancelamento é um retrocesso para a economia e também para o desenvolvimento de São Raimundo Nonato.
“Recebo com profunda tristeza a notícia do cancelamento dessa linha aérea @azulinhasaereas, um retrocesso que impacta não apenas nossa economia, mas também o desenvolvimento e a projeção da nossa cidade. Convoco a todos que trabalham sinceramente por nosso município a nos unirmos em busca da reversão desta drástica decisão! Nossa cidade merece mais!”, destacou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.