O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) os detalhes oficiais sobre o funeral do Papa Francisco. A cerimônia fúnebre será realizada no sábado (26), às 10h no horário de Roma (5h em Brasília), na Praça de São Pedro, e seguirá os ritos estabelecidos no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, protocolo litúrgico utilizado em funerais papais.
LEIA TAMBÉM

A informação foi confirmada pelo Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano. A Missa das Exéquias será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, e contará com a presença de representantes do alto clero, incluindo patriarcas, bispos e sacerdotes de diversas regiões do mundo.
Traslado do corpo e início das homenagens
Na quarta-feira (23), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, em um cortejo que terá início às 9h (horário local). O trajeto passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, entrando na Basílica pela porta central. A urna será posicionada diante do Altar da Confissão e, em seguida, terá início o período de visitação pública.
A cerimônia de traslado será precedida por um momento de oração conduzido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, que também conduzirá a Liturgia da Palavra no local.
Detalhes da Missa de Exéquias
A Missa das Exéquias, que marca o funeral do Papa Francisco, será celebrada no sábado (26) no átrio da Basílica de São Pedro. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, e contará com a concelebração de cardeais, arcebispos, bispos e sacerdotes. Após a missa, serão realizados os ritos da Ultima commendatio e da Valedictio, símbolos de despedida e início dos novendiales — nove dias de orações em memória do Papa.
LEIA TAMBÉM
Sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior
Encerrados os ritos litúrgicos do funeral do Papa Francisco, a urna será levada de volta ao interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, transferida para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizado o sepultamento.
Participação de líderes internacionais
Entre os nomes confirmados para o funeral do Papa Francisco estão o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama Janja Lula da Silva. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também confirmou presença ao lado da primeira-dama Melania Trump. Outros líderes como Javier Milei (Argentina) e Emmanuel Macron (França) também estarão na cerimônia.
*Com informações do Vaticano
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.