Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œO que mais preocupa são as festas clandestinas", alerta Vigilância Sanitária

Jovens e adolescentes são flagrados com frequência em festas clandestinas na zona rural de Teresina

08/03/2021 13:47

Com o avanço da Covid-19 no estado, aumento da taxa de ocupação de leitos e crescimento no número de óbitos, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) intensificou as fiscalizações das medidas de contenção do novo coronavírus. Porém, é comum a notificação de casos de desrespeito as restrições impostas pelos decretos do Governo do Estado.


Leia tambémCovid no Piauí: pico da segunda onda pode ter 40 mortes por dia, diz pesquisador da UFPI 

Covid-19: Em 7 dias, março registra quase metade das mortes de fevereiro 


A diretora da Divisa, Tatiana Chaves, alerta que o mais preocupante nesse momento são as festas clandestinas realizadas em Teresina. Ela comenta que o comércio tem cumprido as determinações sanitárias, por outro lado, aglomerações de jovens e adolescentes em eventos privados são flagrados com frequências pelos agentes de fiscalização. 

“No início, havia uma resistência maior por parte dos donos de estabelecimentos, mas o que a gente tem observado nos últimos dias é que uma boa parte dessas pessoas tem cumprido o decreto”, afirma Tatiana ao revelar que dos 500 estabelecimentos fiscalizados, apenas 20 foram notificados por infrações. 

Foto: Divulgação / PMPI

“Infelizmente temos recebido muitas denúncias de festas clandestinas. Algumas pessoas insistem em infringir as medidas, que têm o único objetivo de salvar vidas e, com isso, acabam sobrecarregando ainda mais o nosso sistema de saúde”, afirma a diretora. A zona rural tem sido escolhida para os eventos clandestinos. 

Tatiana Chaves alerta ainda para os encontros menores que reúnem amigos e familiares em eventos particulares. “E aqui a gente faz um apelo para consciência de cada cidadão, para que façam a sua parte e nos ajude a vencer essa doença que tanto tem maltratado e causado sofrimento a nossa população”, finalizou. 

Na noite desse domingo (7), três pessoas foram presas e dois menores apreendidos durante uma festa clandestina realizada no antigo GAV, na zona Leste de Teresina . Segundo a Polícia Militar, pelo menos 40 pessoas participavam da aglomeração. 

Mais sobre: