A segunda dose da vacina contra o novo coronavírus está garantida no Piauí, garantiu nesta quarta-feira (17) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A afirmação aconteceu depois que vários estados paralisaram a vacinação por conta da falta de doses nos estoques e a incerteza na distribuição de novos lotes pelo Ministério da Saúde.
Leia também: Carnaval: Operação flagrou 28 estabelecimentos com aglomerações no Piauí
O Superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, explicou que houve uma programação para que a segunda dose fosse guardada e só distribuída aos municípios nas datas correta da aplicação.
“O Estado do Piauí teve a cautela de guardar as doses da segunda fase para não correr o risco de não imunizar a população. Só estamos fazendo a distribuição para os municípios na época exata da aplicação da segunda dose e seguimos sem risco de interrupção da campanha”, disse Herlon.
Foto: Assis Fernandes / O Dia
A Sesapi orienta que a segunda dose deve ser administrada 28 dias após a primeira. Herlon comenta que a pessoa só está completamente imunizada 10 dias depois de receber a segunda dose. Ele reforçou a importância de mais doses para que a campanha avance.
“O Brasil tem a capacidade de distribuição das doses e experiência em campanhas de vacinação, mas é preciso que tenhamos mais doses disponíveis para avançar em número de pessoas imunizadas”, explica Herlon.
Segundo o Painel Epidemiológico da Sesapi, 1.271 pessoas já receberam a segunda dose no Piauí, sendo 1.211 profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia e 60 idosos acima de 60 anos e que se encontram em casas de longa permanência. Desde o início da campanha de imunização, 63.710 doses já foram aplicadas no estado.