Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

25 mil trabalhadores do comércio no Piauí esperam ser vacinados contra covid

Deputados apresentaram proposta na Assembleia para incluir na prioridade da vacina os profissionais registrados no comércio varejista, em drogarias e na limpeza urbana.

28/06/2021 12:32

Os trabalhadores do Comércio e Serviços do Piauí estão reivindicando a aceleração da vacinação contra a covid-19 a nível de estado e aqui na capital, e cobram a inclusão de algumas categorias profissionais nos grupos prioritários da imunização. Mais de 25 mil trabalhadores aguardam para receber a primeira dose da vacina. São grupos que integram os chamados serviços essenciais e que não pararam mesmo no momento mais crítico da pandemia.

Na semana passada, o deputado Francisco Limma (PT), atendendo a uma provocação do Sindcom (Sindicato dos Comerciários de Teresina) apresentou na Alepi Projeto de Lei que prevê a inclusão de uma série de categorias na prioridade. O que os parlamentares alegam é que os comerciários e o setor de serviços no Piauí precisam de vacinação em caráter de urgência para garantir o pleno retorno das atividades e, ao mesmo tempo, contribuir para a desaceleração da pandemia de covid-19 no Piauí.

Vale lembrar que aqui em Teresina, os trabalhadores de supermercados, mercados públicos e de padarias e panificadoras já estão inclusos na prioridade da vacinação contra o coronavírus. Destas, somente os profissionais dos mercados já estão sendo vacinados. Trabalhadores de supermercados e padarias ainda não tiveram seu agendamento aberto e, portanto, seguem sem uma data ou previsão de data para que recebam a primeira dose.


Foto: O Dia

“Hoje estamos há mais de um ano numa pandemia e não vacinamos nem 12% da população com as duas doses. Estamos falando de uma categoria de mais de 25 mil trabalhadores no comércio. Você vacinar 400 a 500 pessoas dentro dela não vai ter um impacto positivo”, disse o deputado Cícero Magalhães, um dos que provocou o poder público para dar celeridade à vacinação de grupos considerados essenciais.

O Projeto de Lei apresentado na Alepi prevê a inclusão também de trabalhadores de drogarias e farmácias, de atividades domésticas, de limpeza urbana, de serviços funerários e de necrotérios e de prestadores de serviço que atuem nos centros de saúde hospitalares. 

Os parlamentares dizem já ter provocado o poder público através do Conselho Municipal de Saúde cobrando agilidade e ampliação da vacinação. A reportagem do Portalodia.com procurou a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, que informou que a resolução 126 da Comissão Intergestora Bipartite determinou que todas as doses que cheguem ao Piauí desde o dia 09 de junho sejam destinadas 50% para o público de 18 a 59 anos não contemplado nas demais etapas; 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades; e 20% aos serviços essenciais escolhidos pelos Conselhos Municipais. 

A FMS esclarece que os grupos que se considerem essenciais devem reivindicar junto ao Conselho Municipal de Saúde, que é quem determina as prioridades. A reportagem tentou contato com representantes do Conselho, mas não obteve retorno. Nenhum representante do  Sindcom (Sindicato dos Comerciários) foi encontrado para comentar a situação

Mais sobre: