Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aluna piauiense representa Estado em programa da Embaixada dos EUA

Ana Maria Furtado é estudante do curso de Mecânica, no UFPI, e concorreu com mais de 10 mil inscritos.

10/05/2021 11:19

A aluna Ana Maria Furtado de Oliveira, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Teresina Central, foi a única piauiense selecionada para ocupar uma das 33 vagas disponíveis no Programa Jovens Embaixadores 2021. O resultado do processo seletivo, que este ano contou com 10.119 inscritos, foi divulgado na última sexta-feira (07) pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Aluna do curso técnico em Mecânica, Ana destacou a emoção de ter sido selecionada entre tantos participantes. “A sensação é de vitória e certeza de que todo estudo e esforço valeram a pena. Há ainda uma curiosidade pelas experiências que terei”, diz a estudante, que atualmente desenvolve trabalho voluntário no abrigo de animais da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Na companhia da professora de inglês do Campus Teresina Central, Lina Santana, ajuda com a alimentação, medicação e limpeza das colônias dos animais abandonados.

Estudante Ana Maria Furtado de Oliveira (Foto: Arquivo pessoal)

“Ela tem o perfil de uma jovem embaixadora, é muito focada e sabe exatamente o que quer”, pontua a professora, lembrando que Ana integrou o seu projeto de preparação de alunos para o Programa Jovens Embaixadores, participando dos encontros e realizando todas as tarefas.

Sobre qual profissão seguir, após concluir o Ensino Médio, a estudante revela estar num impasse entre Psicologia e Relações Internacionais. “Espero que o programa me ajude a tomar a minha decisão sobre a futura carreira”.

Formato online

O Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Entretanto, conforme a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, o JE 2021 não poderá ser realizado em formato presencial nos Estados Unidos. Em decorrência da pandemia da Covid-19, o programa foi adaptado para o formato on-line e acontecerá entre os dias 14 de junho e 13 de agosto deste ano.

Os Jovens Embaixadores, brasileiros e americanos, se juntam para participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global e para compartilhar, sempre virtualmente, um pouco de sua história e cultura por meio de suas famílias e comunidades.

Além disso, atividades complementares foram implementadas, com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido por meio do intercâmbio de experiências. Serão propostas ações que visam estimular o processo criativo e inovador dos participantes, contando com missões, desafios e projetos criativos no intuito de fazê-los pôr a mão na massa.

Mais sobre: