Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aluno da rede estadual é aprovado em 1º lugar para Medicina; veja o resultado do Sisu

Francisco Rafael Gomes Lima conseguiu nota 788,31 no Enem e foi aprovado na UFPI entre os estudantes cotistas do ensino público.

28/02/2023 11:28

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (28) o resultado o Sisu 2023 do primeiro semestre. No Piauí, o primeiro lugar entre os cotistas da rede pública para o curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI) é de um estudante da rede estadual de ensino. Trata-se de Francisco Rafael Gomes Lima, aluno do 3º Ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí.

Francisco Rafael obteve nota 780,31 na prova do Enem 2022 e conseguiu o primeiro lugar no curso de Medicina entre os estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública. O estudante já acumula cinco medalhas de bronze em Olimpíadas do Conhecimento, dentre elas a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Rafael também foi medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências, medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Química Etapa Estadual e medalha de bronze no Torneio Nacional de Educação Financeira.


Foto: Reprodução/ MEC

Confira aqui o resultado do Sisu 2023 

Para conferir o resultado, o candidato deve preencher os campos da Instituição na qual pretende ingressar, Local de Oferta (campus), Curso, Grau e Turno. A listagem que o MEC traz é em ordem alfabética dos selecionados em cada curso. A lista é única e compreende selecionados em ampla concorrência e ações afirmativas

No Piauí, UFPI e Uespi ofereceram mais de 5 mil vagas para

No Piauí, duas instituições públicas de ensino superior ofertaram vagas pelo Sisu, que utiliza como meio de ingresso o Enem: a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

Ao todo, as duas instituições ofereceram mais de 5 mil vagas: são 3.602 vagas em mais de 69 cursos de graduação e de nível superior tecnológico na UFPI e 2.245 vagas para 70 cursos na Uespi. 

Mais sobre: