Em uma comemoração diferente, devido à pandemia do novo coronavírus, a celebração pelo aniversário de 168 anos de Teresina foi realizada por meio de uma missa na manhã deste domingo (16). A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito na igreja de Nossa Senhora do Amparo, no Centro.
Entre as autoridades presentes da celebração estiveram o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). Na ocasião, o governador relembrou os esforços do Governo do Estado pela Capital piauiense. “Há quanto tempo se cobrava o anel viário de Teresina, o alargamento da BR-316, a BR-343, uma nova maternidade, a garantia de cuidado à pessoa com deficiência (CEIR). Ao longo do tempo, integrado com outros governos, trabalhamos e seguimos animados para trabalhar por Teresina”, destacou o governador.
Já o prefeito Firmino Filho ressaltou que a comemoração do aniversário da cidade acontece em condições absolutamente atípicas, mas sem deixar de ser um momento de fé, renovação e agradecimento. “Temos que agradecer a Deus por ter dado fé e esperança num momento de tanta dificuldade como o que vivemos. Agradecer também aqueles, que neste momento de crise, se agigantaram. Nossos trabalhadores da saúde são nosso batalhão de frente nesta luta e merecem todos os nossos aplausos, assim como todos os demais profissionais que não puderam parar e também estão no exército contra esse inimigo invisível”, disse.
Missa marca comemoração pelos 168 anos de Teresina. (Foto: Divulgação/CCom)
O governador fez a primeira leitura da celebração. Usando máscara, ele foi submetido a aferição de temperatura para entrar na igreja, procedimento repetido com os outros fiéis, e se sentou à distância recomendada dos demais. Aos jornalistas, lembrou que foi acolhido em Teresina há mais de 40 anos, quando deixou Oeiras para estudar e trabalhar. Wellington Dias exerceu mandato de vereador da capital entre 1993 e 1995.
Diante do cenário desafiador imposto pela pandemia, que restringe inclusive a participação popular nas comemorações do aniversário, Dias conclamou os teresinenses a renovarem a fé e o otimismo, destacando a necessidade de vigilância para reduzir a propagação do coronavírus e minimizar o agravamento da doença.
“Ainda estamos perdendo seres humanos que poderíamos não perder. Se você tiver qualquer sintoma, procure a atenção médica na rede de saúde do seu município para salvarmos vidas” alertou. No final da missa houve o corte simbólico do bolo pelos 168 anos de Teresina. O prefeito Firmino Filho esteve presente.
Vale lembrar que devido ao lockdown parcial estipulado pela Prefeitura de Teresina neste final de semana, o tradicional corte do bolo foi cancelado.
Por: Nathalia Amaral