A decisão do governo federal de antecipar em três meses o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas da Previdência Social vai injetar mais de 1 bilhão na economia do Piauí, segundo dados presentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida trouxe boa expectativa para o comércio que está saindo das medidas restritivas de combate à Covid-19.
Ao todo, serão beneficiados 581.413 piauienses, o que representa R$ 1,14 bilhão que deve chegar na economia local. As regras para a antecipação do 13º salário estão contidas no decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial da União.
Leia também: Com 5.235 mortes, covid-19 já teria dizimado 84 cidades piauienses
De acordo com Governo Federal, o pagamento será feito em duas parcelas: a primeira corresponde 50% do benefício devido em maio de 2021, a distribuição será feita entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda parcela, abono anual pago entre agosto e novembro, será paga entre 24 de junho e 7 de julho.
Foto: Arquivo / O Dia
A decisão já era esperada por economistas, mas o governo aguardava a aprovação do orçamento no Congresso para autorizar a antecipação. O Palácio do Planalto defendeu a medida ao comentar que abono anual estimula a retomada econômica no Brasil após a segunda onda do novo coronavírus.
Segundo o Ministério da Economia, será injetado na economia de todo país R$ 52,7 bilhões que deve estimular a renda dos beneficiários, que são em sua grande maioria idosos, doente ou pessoas inválidas.